Coral e Madrigal da UFSC se apresentam no XIII Encontro de Corais de Alfredo Wagner, neste sábado, 26/08

25/08/2017 00:32

Coral da UFSC (2016). Foto: Diana Souza.

O Coral e o Madrigal da UFSC participam do XIII Encontro de Corais do município de Alfredo Wagner, que acontecerá neste sábado,  dia 26 de agosto, com inicio às 16 horas, no Salão Paroquial, ao lado da igreja Matriz Senhor Bom Jesus.

Cada grupo deverá apresentar três músicas, além de preparar uma música extra. Para esse encontro, o Coral da UFSC levará um repertório com “Asa Branca”, “Saudade d’oce”, “Um canto de afoxé para o bloco do ilê” e “Qui nem Jiló”; o repertório da Madrigal da UFSC terá “Skyrim”, “Dance of the sugarplum fairy” e “Bohemian Rhapsody”.

Coros da UFSC

O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963 com expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro, realizando um repertório voltado para a música nacional. Tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 45 componentes e é formado por alunos, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.

O Madrigal da UFSC foi criado em 2009; o projeto tem por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da Universidade, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local. Os alunos de graduação da UFSC que participam do projeto podem contar com o auxílio de uma Bolsa Cultura.

Esses grupos musicais são atividades permanentes do Departamento Artístico-Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e são coordenados pela regente Miriam Moritz.

Apresentação do Madrigal da UFSC

Sobre a Regente

Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela UDESC, em 1987; em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela UNISUL; em 2014 concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira.  Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004.

O encontro de corais

O primeiro encontro de corais em Alfredo Wagner ocorreu em 2003, um ano após a fundação do coral municipal, numa ideia proposta pelo maestro José Acácio Santana que, na época, quando atuava como regente do Coral da UFSC, realizava um trabalho de difusão do canto coral em várias regiões do estado. O primeiro encontro reuniu os quatro coros que havia no município e mais dois coros de cidades vizinhas.

Alguns distritos do município realizavam encontros locais, que depois passaram a ser realizados no âmbito da cidade, pois envolviam mais de um distrito. Juliano Wagner, o atual regente do Coral Municipal de Alfredo Wagner, desde 2003 vem realizando encontros de corais na cidade, em uma ou mais localidades. A partir de 2010, os encontros de corais passaram a ser realizados na sede do município, mas houve anos em que ocorreram três encontros anuais no município – um em cada comunidade em que havia coral misto.

Segundo os organizadores do evento, os coros convidados manifestavam seu contentamento e muito contribuíram para a sua divulgação. O regente Juliano Wagner, coordenador geral das 13 edições dos encontros, sempre primou para que a receptividade fosse primorosa e, sobretudo, que a farta culinária alfredense fosse apresentada aos convidados, na forma de faustosos cafés coloniais, almoços e jantares. “Os visitantes têm que levar a seus lares uma boa impressão de nossa terra” – diz Wagner.

Com o passar dos anos, municípios mais distantes foram se fazendo representar por seus coros. O evento abrange todas as regiões do estado. De modo geral, os encontros em Alfredo Wagner são grandiosos: em várias edições, já reuniu mais de 20 coros, trazendo ao município milhares de cantores.

O 13º Encontro de Corais de Alfredo Wagner aguarda 16 corais com a participação de 427 cantores.

Serviço:

O quê: Concerto do Coral e do Madrigal da UFSC no XIII Encontro de Corais de Alfredo Wagner.

Onde:  Salão Paroquial, ao lado da igreja Matriz Senhor Bom Jesus, Centro, Alfredo Wagner (SC)

Quando: 26 de agosto de 2017, sábado, às 16 horas

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC, com informações dos organizadores.