Projeto Sessão Sênior de Cinema exibe o filme ‘A Senhora da Van’, nesta quinta-feira, 24/08

23/08/2017 15:36

.

Cartaz do projeto.

Às quintas-feiras, o Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) recebe ‘sessões abertas’ de cinema seguidas de debates pautados no processo do envelhecimento do ser humano

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI)/ProEX e o Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC, em parceria com a Marte Inovação Cultural, realizam até o final de novembro, no Teatro da UFSC, sessões de cinema gratuitas e abertas à comunidade. As exibições dos filmes ocorrem todas as quintas-feiras – salvo em dias de feriado -, das 9 às 12 horas. Os filmes exibidos são de várias nacionalidades e, após a projeção, serão realizados debates com o público.

O Projeto Sessão Sênior de Cinema iniciou em 2016, com a percepção da falta de atividades culturais voltadas para o cinema focando no público idoso. Este projeto é patrocinado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com Apoio Cultural do Floripa Shopping e idealização da Marte Inovação Cultural, cujo projeto garante os direitos de exibição dos filmes para serem apresentados na modalidade “sessão aberta”.

Em 2016 o Projeto executou sessões gratuitas de cinema no Cinemark do Floripa Shopping, disponibilizando também transporte de idosos de todo o município. Agora em 2017 o projeto cresceu: a programação terá sessões de Cinema com filmes de lançamento no Cinemark do Floripa Shopping, além de sessões em parceria com o NETI e o DAC, da UFSC, e mais sessões a serem exibidas em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

Os filmes a serem exibidos no Teatro da UFSC são do acervo do Paradigma Cine Arte e foram selecionados pela professora Mônica Joesting Siedler (socióloga e coordenadora do Cinedebate em Gerontologia do NETI), com o objetivo de contemplar temas sobre o envelhecimento e sobre o processo do viver. Como forma de mostrar a maneira com que esses temas são abordados em outras culturas e sociedades, foram selecionados filmes de diferentes nacionalidades. Para esse projeto a coordenadora da atividade no NETI conduzirá os debates podendo contar com a presença de outros profissionais para ampliar as discussões.

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) com enfoque na educação permanente, oferece cursos, grupos, oficinas e projetos voltados para alunos idosos, objetivando a sua atualização e inserção social. O Núcleo também presta assessoria e consultoria à comunidade, através de parcerias com entidades governamentais e não governamentais. Neste mês de agosto, o NETI completa 35 anos de compromisso com o envelhecimento.

Cartaz do filme.

Filme desta quinta-feira, 24 de agosto:

A Senhora da Van

Camden Town, bairro de Londres, 1970. Mary Shepherd (Maggie Smith) é uma senhora idosa, que mora dentro de uma van. Devido aos seus hábitos pouco higiênicos, os moradores não gostam nem um pouco quando ela decide estacionar o carro próximo à sua casa. O único que a tolera é o escritor Alan Bennett (Alex Jennings), que permite que ela use seu banheiro de vez em quando. Após algum tempo, os moradores conseguem que a prefeitura proíba que qualquer carro fique estacionado no bairro. A intenção era que a sra. Shepherd deixasse o local, mas ela encontra uma saída quando Alan oferece que estacione na vaga existente em sua própria casa.

SERVIÇO:

O QUÊ: Sessão Sênior de Cinema com o filme ‘A Senhora da Van’.

QUANDO: quinta-feira, 24 de agosto de 2017, das 9 às 12h.

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC). Capacidade do teatro: 108 lugares.

QUANTO: gratuito e aberto à comunidade.

CLASSIFICAÇÃO DO FILME: 10 anos

 

CONTATO:

DAC/UFSC: (48) 3721-3853 – (48) 3721-6493
www.dac.ufsc.br

NETI: (48) 3721-6198

www.neti.ufsc.br
MARTE INOVAÇÃO CULTURAL: (48) 3717-5397
www.marte.art.br

Sessão Sênior de Cinema – www.sessaoseniordecinema.com.br

 

Paulo Marcos de Assis/ Estagiário de Jornalismo/ DAC: SeCArte: UFSC

.