Oficina Permanente de Teatro (OPT) apresentará uma Aula Aberta à comunidade, nesta quinta-feira, 06/07

02/07/2017 23:07

Momento da OPT no Teatro da UFSC

A Oficina Permanente de Teatro (OPT) do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC, realizará uma Aula Aberta no dia 06 de julho, quinta-feira, às 19h30 no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). A Aula Aberta ‘Entre o Gesto e o Riso’ consiste em duas improvisações que expressam os processos desenvolvidos no primeiro semestre deste ano. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Entre o Gesto e o Riso

A Aula Aberta da OPT traz aspectos da Mímica de Marcel Marceau, disciplina ministrada por Mhirley Lopes e, da Oficina de Improvisação, com ênfase no jogo do palhaço, ministrada por Everton Lampe.

O universo do teatro é evocado nos aspectos constitutivos da construção da personagem, partindo do corpo. Para desenvolver esta capacidade na formação do ator, é utilizada a pantomima clássica na pauta dos movimentos básicos expressados, por exemplo, na obra de Marcel Marceau. Outra vivência dos alunos centrou-se no processo de descobrimento do universo cômico através de jogos e exercícios de palhaçaria.

Sobre os Ministrantes

Mhiley Lopes

Atriz, professora, é mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela UDESC, em 2005; Curso Avançado de Mimo Corporal pela International School of Corporeal Mime de Londres, 2007.

Everton Lampe

Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estudante de intercâmbio acadêmico do Departamento de Artes na Université Lille III – France (2013). Propõe vivências na área de Artes, com ênfase em processos híbridos de criação. Intervenção Urbana, Performance Art, e plasticidade da cena – teatro: iluminação e cenografia. Trabalha também como ator e encenador teatral.

Oficina Permanente de Teatro

A OPT tem por objetivo uma vivência na área das Artes Cênicas compreendendo o estudo teórico e a vivência teatral. Possui uma grade disciplinar básica denominada “de como ser para representar outro ser”. A cada turma, dependendo da vocação do grupo aí formado, ela realiza o processo de montagem seguindo a tendência natural do grupo. Esta vivência poderá ser de Teatro de Rua, de Mímica, de montagem dos Clássicos. Desde 1982, a Oficina Permanente de Teatro realiza suas atividades na formação do ator/cidadão. Os participantes da oficina recebem certificados que são válidos ao registro para o DRT de ator-atriz. A OPT é coordenada por Carmen Fossari, que dirige o Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC, formado, também, por alunos egressos da OPT. A coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC é de Carlos Fante. A aula aberta contará com Nilson Silva na técnica, fazendo a iluminação.

A OPT é um projeto permanente do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.

Carmen Fossari

Natural de Florianópolis (SC), Carmem Fossari é pós-graduada em Literatura Brasileira, pela UFSC, com opção em Teatro.  Doutoranda do PPGEGC /EGC/UFSC. Diretora de Artes Cênicas no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. Coordenadora e ministrante da Oficina Permanente de Teatro da UFSC. Diretora Artística e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC. Lecionou Dramaturgia na Faculdade de Cinema e Vídeo da Unisul.

Recebeu inúmeros prêmios estaduais e nacionais, bem como representou o Brasil com espetáculos que dirigiu, escreveu e atuou nos seguintes países: Porto Rico, México, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia e Portugal. Esteve com espetáculos no Chile por sete vezes, onde mantém convênio através do GPTN/UFSC com a “Cia. La Carreta” que coordena, naquele país, o ENTEPOLA – Encontro de Teatro Popular Latino Americano.

O QUÊ: Entre o Gesto e o Riso: Aula Aberta da Oficina Permanente de Teatro (OPT) da UFSC.

QUANDO: Dia 06 de julho, quinta-feira, às 19h30.

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

CONTATO: (48) 3721-2498 ou (48) 3721-3853 – visite www.dac.ufsc.br

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC