Concerto de violão com Kleber Alexandre no Teatro da UFSC, nesta quarta-feira, 05/07

02/07/2017 23:20

O violonista Kleber Alexandre

O compositor e instrumentista Kleber Alexandre apresentará um concerto no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) no dia 05 de julho, às 19 horas. Nesse concerto, o músico executará composições para violão solo. Algumas delas já foram executadas por concertistas e algumas terão sua primeira execução. O evento é gratuito, aberto à comunidade e é promovido pelo Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte, do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC.

Sobre o Músico

Kleber Alexandre é bacharel em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde teve aulas com Villani-Côrtes, Sérgio de Vasconcellos Corrêa, Nilson Lombardi, Edson Zampronha, Flo Meneses, entre outros. Estudou violão na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP) com Edelton Gloeden e Everton Gloeden, improvisação e arranjo com Ulisses Rocha e choro com Francisco Araújo. Entre 2006 e 2011 foi professor de percepção, harmonia, canto coral, violão e prática de conjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente está cursando doutorado no Departamento de Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O músico é instrutor de violão nas oficinas de arte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC. O curso de violão é uma das oficinas de arte que são oferecidas pelo DAC à comunidade, a cada semestre. Sobre essa e outras oficinas que estarão disponíveis para inscrições no início do mês de agosto, serão disponibilizadas informações pelo site www.dac.ufsc.br , no link Cursos e Oficinas de Arte.

Sobre o repertório

Kleber Alexandre executará peças de sua autoria para violão solo: “Três Estudos” (peças compostas com finalidade de desenvolvimento de alguns aspectos técnicos) que apresentam elementos rítmicos característicos de música de manifestação popular brasileira; “Cenas Simultâneas” (três movimentos que na imaginação seriam compostos e executados simultaneamente em três lugares diferentes); “Três Momentos”; “Ciclo Popular” (uma espécie de “suíte”) que apresenta quatro movimentos inspirados em música popular; “Yuyake” (uma palavra japonesa que significa pôr do sol, mas que é utilizada para representar certas tardes quando o céu apresenta uma coloração avermelhada, que, por tradição, é a certeza de um lindo dia seguinte);  o arranjo da Canção Haha (mãe) sobre poema do escritor e filósofo Daisaku Ikeda e a peça Berço, uma espécie de acalanto.

Peças do Repertório:

03 estudos

• Estudo n. 1
  • Estudo n. 2
  • Estudo n. 3

Cenas simultâneas

• 1 – À La tombée de La nuit
  • 2 – Samui Asa
  • 3 – Waiting to fall asleep in a soulful night

03 Momentos

• Prelúdio
  • Quasi una miniatura (homenagem à Nilson Lombardi)
  • Vague Relics

Ciclo Popular

• Ponteado
  • BaiãoTorto
  • Garoa
  • Samba

Yuyake

Ha-ha (arranjo)

Berço

O QUÊ: Concerto de Violão com o compositor e instrumentista Kleber Alexandre

ONDE: Teatro da UFSC(ao lado da igrejinha), bairro da Trindade, Florianópolis-SC.

QUANDO: 05 de julho de 2017, quarta-feira, às 19 horas.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

Visite www.dac.ufsc.br

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC