Projeto 12:30 recebe a banda Brass Groove Brasil, nesta quarta-feira, 21/06

16/06/2017 18:32

.

Brass Groove Brasil – Foto: Stivy Malty Photography

Na próxima quarta-feira, 21 de junho, o palco do Projeto 12:30 recebe a banda Brass Groove Brasil. Contemplada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2014/2015, a banda recebeu uma premiação que viabilizou a gravação de seu primeiro CD, intitulado ‘Sopro Brasileiro, disponível em plataformas digitais e em streaming. O show é gratuito, aberto à comunidade e será realizado às 12h30min. em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.

A banda

A Brass Groove Brasil surgiu com a iniciativa de reunir instrumentistas de sopro em uma formação compacta e contemporânea. Em sua trajetória, destacam-se o título de “melhor álbum instrumental” de 2015, no 3º Prêmio da Música Catarinense, além do circuito SESC de Música – SC /2015 – onde desenvolveu o Projeto “Estrada Criativa”. O objetivo do Projeto foi de, em 30 dias, compor uma nova música em homenagem a cada uma das 25 cidades envolvidas.

Os integrantes

Jean Carlos é trompetista, compositor e arranjador. Natural de Imaruí (SC) e residente em Florianópolis (SC), estuda Licenciatura em Música pela UDESC. É professor há dez anos da Sociedade Musical União Josefense e dirigiu projetos como a “Ilha Big Band” e a “Litoral Sul Big Band”. Destaca-se como vencedor do prêmio de melhor composição no FEMIC (Festival da Música e da Integração Catarinense). Idealizou e fez os primeiros arranjos do que hoje é a banda Brass Groove Brasil, da qual integra o naipe de metais.

Rafael Calegari é compositor e contrabaixista. Natural de Tubarão/SC e residente em Florianópolis/SC, graduou-se em Licenciatura em Música pela UDESC. Como músico de estúdio, fez parte de mais de 70 gravações em discos, atuando como instrumentista, arranjador e produtor musical. É ministrante de workshops sobre contrabaixo e prática de conjunto. Apresenta-se regularmente com os grupos Brass Groove Brasil, Trama Trio e Rivo Trio Samba Jazz.

Braion Johnny é saxofonista alto, barítono e clarinetista. Natural de Blumenau (SC) e residente em Itajaí (SC), iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade, na escola de música da Banda Municipal de Blumenau, grupo onde atuou até completar 16 anos. Já trabalhou em diversas frentes musicais, indo do pop ao erudito. Além da banda Brass Groove Brasil, atua como saxofonista no Quinteto de Saxofones PercuSax, faz parte da trupe vocal Cantando Por Aí, e é um dos idealizadores do projeto DAFAIA.

Fábio Mello é instrumentista e compositor. Iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade. Em 2000, ingressou no curso de Licenciatura em Música pela UDESC e, em 2004, entrou para o Conservatório Musical de Tatuí/SP, no curso de Saxofone/MPB e Jazz. Em 2008, desenvolveu um trabalho de pesquisa e aprimoramento com João Francisco Corrêa, explorando técnicas interpretativas no Choro. Em 2013, o seu projeto “Choro a Quatro” foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira e pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC).

Marco Aurélio é natural de Florianópolis (SC). Desenvolve trabalho como professor de trombonistas, recebendo alunos de diversas regiões do estado de Santa Catarina. Em 2013, no Rio de Janeiro, participou como trombonista de algumas gravações para a novela “Gabriela”, da Rede Globo, com o pianista, arranjador e maestro Agostinho Silva. Recentemente, fez a turnê nacional com a cantora norte-americana Melvia “Chick” Rodgers.

Cristiano Ferreira atua como músico profissional desde a metade da década de 1990, época em que residia em Porto Alegre. Natural de Cachoeira do Sul (RS), mas radicado em Florianópolis desde 2005, é aluno do conservatório de música popular de Itajaí e do curso superior em Música da UDESC. Com seu recente trabalho solo, mescla suas influências das diferentes vertentes da música negra norte-americana. Atualmente, além do trabalho com Carolina Zingler e banda, Carlos May & the Fast Jumpers, é vocalista e guitarrista na banda Brass Groove Brasil.

Carlos Schmidt é natural de Florianópolis (SC), onde iniciou seus estudos em 1995. Foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2013, do Governo do Estado de Santa Catarina, com o projeto “Bombardino no Choro”, trabalho solo no qual traz o instrumento de volta ao gênero, no papel de solista principal. Atualmente, faz parte da banda Brass Groove Brasil, como trombonista e tubista.

Cristiano Forte é baterista profissional desde 1990, educador musical e pedagogo, com pós-graduação em Música: Práticas Sociais. Em sua trajetória, acumulam-se premiações em concursos nacionais (1º Batuka/96; 1º e 2º Concurso de Instrumentistas do Conesul/97 e 98), publicações em revistas nacionais e portais internacionais (Modern Drummer ― USA). Leciona bateria há mais de 20 anos, ministra workshops e promove eventos musicais, dentre eles o “Baterias na Praça”, que reuniu mais de 20 bateristas tocando simultaneamente.

Alexandre Damaria, músico profissional desde 1996, é natural de Florianópolis/SC. Percussionista que atua como professor e músico em grupos de chorinho, samba, salsa e maracatu, ministrou diversas oficinas de percussão no estado de Santa Catarina. Em 2011, foi coautor do livro O Berimbau e ministrou oficina de percussão na 38º Encontro de Artes (ENARTE – Universidade Federal do Pará – Belém/PA). Atualmente, está cursando percussão na Escola Livre de Música (iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis), que oferece à população o acesso a cursos de musicalização e de instrumentos, entre outras atividades culturais, com o intuito de contribui para a profissionalização do mercado musical na Capital.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico-Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, na praça da cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-9447 ou 3721-3853, ou pelo e-mail

SERVIÇO

O QUÊ: apresentação da Banda Brass Groove Brasil
QUANDO: quarta-feira, 21 de junho de 2017, às 12h30min
ONDE: Projeto 12:30, ao Lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
QUANTO: gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Projeto 12:30 – Departamento Artístico-Cultural (DAC) / Igrejinha Da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) / (48) 3721-2497, 3721-9447 E 3721-3853 / www.dac.ufsc.br
CONTATO: Brass Groove Brasil – www.brassgroovebrasil.com  – – (48) 9900-7361 (48) 9118-5504

 

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC