11º FITA: Espetáculo ‘Blind’, com grupo da Holanda, encerra o Festival neste sábado, 27/05

26/05/2017 00:32

.

‘Blind’ (foto Divulgação)

A décima primeira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA 2017 chega ao seu oitavo e último dia neste sábado, 27 de maio, com apresentação do espetáculo “Blind”, dirigido por Nancy Black, do grupo holandês “Duda Paiva Company”, às 20 horas, no Teatro Ademir Rosa – CIC, em Florianópolis.

Existencialista e contemporânea, a peça conta a história de um homem que se torna cego e perde o senso de si. Baseado na experiência de cegueira temporária do próprio dançarino/bonequeiro quando criança, o espetáculo traça a jornada de um trauma que pode mudar a vida. No espetáculo, vê-se refletida a cegueira, o encontro com a escuridão, o medo e outras intensas emoções que esta experiência pode despertar. Ao mesmo tempo, a cegueira como metáfora transcende a experiência pessoal do artista ou qualquer temporalidade específica, para trazer à baila uma reflexão sobre a importância de encontrar no caos ou na escuridão formas de reconstruir o olhar, a visão.

O Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), já consagrado como um dos grandes festivais do gênero do Brasil, lotou os espaços por onde passou este ano – foram seis cidades e cerca de 36 espetáculos de 13 importantes grupos nacionais e internacionais (Brasil, Chile, Espanha, Peru e Uruguay).

Sobre o FITA

O FITA tem coordenação geral de Sassá Moretti (do Departamento de Artes/CCE/UFSC), coordenação executiva de Zélia Sabino (do Departamento Artístico Cultural/SeCArte/UFSC) e produção executiva de Gustavo Bieberbach. O 11º FITA foi contemplado pelo edital IBERESCENA e tem patrocínio do Funcultural, da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina, da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal. Conta com o apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte). Tem o apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Siderópolis.  A realização é da Fazendo Fita Cia. Artística e da Funarte.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Encerramento do 11º FITA, com o espetáculo “Blind”, da Duda Paiva Company (Holanda)

LOCAL: Teatro Ademir Rosa – CIC, Florianópolis

HORÁRIO: 20 horas

QUANTO*: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada**)

DURAÇÃO: 60 minutos

FAIXA ETÁRIA: A partir de 14 anos

TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO: Animação à vista

*Todos os espetáculos do Festival são gratuitos para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio.

**Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão)

CONTATOS:

E-mail: / Tel +55 (48) 3721.2383 e +55 (48) 3721.2384

Confira a programação completa do Festival em www.fitafloripa.com.br

 

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo – DAC/SeCArte/UFSC, com textos e fotos da produção e da assessoria de imprensa do Festival.