11º FITA: Confira as atrações do Festival para esta sexta-feira, 26/05

25/05/2017 01:19

A décima primeira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA 2017 chega ao seu sétimo dia de apresentações nesta sexta-feira, 26 de maio, com espetáculos em Florianópolis (Teatro Ademir Rosa – CIC, Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, Centro de Cultura e Eventos da UFSC) e Balneário Camboriú (Teatro Bruno Nitz). Confira abaixo a programação do dia.

Por que nem todos os dias são dias de sol?

POR QUE NEM TODOS OS DIAS SÃO DIAS DE SOL?

LOCAL: Teatro Ademir Rosa – CIC – Florianópolis

HORÁRIO: 10h/15h

QUANTO: Gratuito.

Sinopse: Trabalhando a partir do conceito da lembrança, o espetáculo é narrado por quatro atores que contam, cada um, uma história que aborda o ser criança e virar adulto. Utilizando a multiplicidade de linguagens, o espetáculo é uma reflexão poética sobre esta transição.

Grupo: Artesanal Cia. de Teatro (Rio de Janeiro/RJ)

Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves

Faixa etária: A partir de 5 anos

Técnica de manipulação: Bonecos, máscaras, teatro de objetos e vídeo mapping

Vozes de Abrigo

VOZES DE ABRIGO

LOCAL: Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Florianópolis

HORÁRIO: 15h/20h

QUANTO: Gratuito. Ingresso livre, sujeito a lotação do espaço, e agendamento prévio para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino.

*Após o espetáculo das 15h, conversa com os artistas

Sinopse: Espetáculo dramático musical com a linguagem do teatro de animação, que tem como tema central histórias fictícias e reais de crianças de abrigos. Uma coleção de histórias duras recolhidas e passadas pela peneira do filtro dos sonhos, que foram convertidas em metáforas para que pudessem vir a público.

Grupo: Cia. Laica (Curitiba/PR)

Direção: Fábio Nunes Medeiros

Faixa etária: A partir de 10 anos

Técnica de manipulação: Manipulação direta e sombras

Uma noite com Lautrec

UMA NOITE COM LAUTREC

LOCAL:Teatro Álvaro de Carvalho – Florianópolis

HORÁRIO: 20h

QUANTO: R$ 20; R$ 10 (meia). Diariamente, das 13h às 19h. Após este horário, venda somente para o espetáculo realizado no dia.

Sinopse: Uma artista encontra-se trancada por acidente dentro de uma exposição do pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec. Para passar o tempo, interage com as obras do museu e mergulha num verdadeirosdelírio poético e cômico, dando vida ao universo do pintor e a quatro personagens femininas icônicas, por meio da animação de ilustrações, fotos, objetos e uma marionete em escala humana do pintor.

Grupo: Cia. Nina Vogel (São Paulo/SP)

Direção: Nina Vogel

Faixa etária: 16 anos

Técnica de manipulação: Máscaras, objetos e manipulação à vista

De Trapos y Cartón

DE TRAPOS Y CARTÓN

LOCAL: Teatro Bruno Nitz – Balneário Camboriú

HORÁRIO: 15h

QUANTO: Gratuito. Ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação no Teatro Bruno Nitz.

Sinopse: Cero é um velho mestre da reciclagem que construiu o mundo que o rodeia com jornais, cartões velhos, trapos e outras coisas. Agora trabalha em sua mais esperada criação: um menino que trará alegria à sua vida. Mas o coração do menino desaparece. Quem o roubou? Cero conseguirá recuperá-lo e terminar sua criação?

Grupo:Concolorcorvo Teatro de Animación (Peru/Chile)

Direção:Daniel Huarocc

Faixa etária: A partir de 4 anos

Técnica de manipulação: Manipulação direta, manipulação à vista e luvas
*Todos os espetáculos, inclusive aqueles que acontecerão nos teatros Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho, são gratuitos para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio

**Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão)

SOBRE O FITA

O FITA tem coordenação geral Sassá Moretti (do Departamento de Artes/CCE/UFSC)coordenação executiva de Zélia Sabino (do Departamento Artístico Cultural/SeCArte/UFSC) e produção executiva de Gustavo Bieberbach. O 11º FITA foi contemplado pelo edital IBERESCENA e tem patrocínio do Funcultural, da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina, da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal. Conta com o apoio institucional da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, através da SECARTE. Tem o apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Siderópolis.  A realização é do Fazendo Fita Cia. Artística e da Funarte.

CONTATOS:

E-mail: / Tel +55 (48) 3721.2383 e +55 (48) 3721.2384

Confira a programação completa e atualizada do Festival em www.fitafloripa.com.br

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC