Chamada Pública para Seleção de Instrutores de Teatro para Oficinas de Arte do DAC
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Chamada Pública para Seleção de Instrutores (Área de Teatro) para Oficinas de Arte do DAC
Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC – 2017
O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre Chamada Pública para Seleção de Instrutores para ministrarem Oficinas de Improvisação Teatral, Mimo Corporal e Máscara Neutra, para adultos, e Oficina de Improvisação Teatral, para adolescentes, na modalidade de prestação de serviço por tempo determinado, no Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, para o ano de 2017
Os interessados devem apresentar:
- Ficha de Identificação do Proponente e Ficha Proposta para Cursos e Oficinas ou Workshops de Arte, preenchidas;
- Currículo Lattes (preferencialmente) ou Curriculum Vitae (comprovado);
- Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF,
A proposta para Cursos e Oficinas de Arte deve conter:
- Título
- Apresentação
- Ementa
- Objetivos Gerais e Específicos;
- Conteúdo Programático;
- Metodologia;
- Cronograma (horário);
- Relação mínima de materiais, equipamentos etc., necessários para realização das Oficinascompatíveis com a infraestrutura e o horário disponível nos espaços físicos do DAC;
A proposta deve ser enviada com a documentação solicitada por e-mail para: das 08 horas do dia 20 de fevereiro de 2017 até às 18 horas do dia 24 de fevereiro de 2017 (será considerado o horário de envio do e-mail).
As propostas apresentadas deverão permitir ajustes conforme a necessidade do Projeto e abordar o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, listadas mais abaixo.
Propostas apresentadas fora do solicitado e do horário estabelecido serão desconsideradas.
A Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC reserva-se o direito de solicitar a comprovação do Currículo Lattes a qualquer tempo.
Sendo apresentado Curriculum Vitae o mesmodeve ter sua comprovação anexada.
As Propostas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte deverão abordar, sempre que possível, o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, listadas mais abaixo, podendo ser readequadas para o desenvolvimento da proposta apresentada. Propostas que contemplem somente uma ou duas das Diretrizes Metodológicas do Projeto poderão ser apresentadas na forma de Workshop.
A Seleção constará de 02 etapas eliminatórias:
1- Análise de Currículo e Avaliação da Proposta;
2- Entrevista.
A Entrevista e a Análise do Currículo, e a Avaliação da Proposta dos Cursos e Oficinas Livres de Arte deverá ser realizada por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas – lotados no DAC, ou convidados de outros setores da UFSC, ou externos à instituição.
Os critérios para a Análise do Currículo e Avaliação da Proposta, e para a Entrevista são:
- Formação acadêmica em Nível Médio, equivalente ou superior, preferencialmente, na área da oficina pretendida que pretende atuar como instrutor;
- Curso de formação e/ou capacitação (em nível médio, profissionalizante ou superior) na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
- Atuação, com ênfase como instrutor/ministrante, na área artística da oficina pretendida, por período de um ano ou mais;
- Proposta em acordo com as Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC.
- As questões da entrevista terão como base a relação entre os cursos de formação e a atuação profissional constante do currículo e a relação entre os cursos de formação e o plano de ensino apresentado.
- Demonstração de atividades.
Somente participarão de Entrevista os candidatos que tiverem a Proposta e o Currículo aprovados pela comissão estabelecida pelo Departamento Artístico Cultural. As entrevistas serão agendadas, pela comissão, para o período de 13 a 16 de março de 2017. Os selecionados para entrevista serão comunicados via e-mail no dia 10 de março de 2017.
Os valores a serem pagos aos instrutores serão relacionados ao número de alunos inscritos e que frequentem a Oficina proposta, no valor de R$ 120, 00 (cento e vinte reais) por aluno inscrito a ser pago no final da atividade.
Cronograma:
20/02/2017 a 24/02/2017 | Entrega de Proposta e Curriculum Vitae ou Lattes |
02/03/2017 a 08/03/2017 | Seleção de Proposta e Currículo |
10/03/2017 | Comunicado para Entrevistas |
13/03/2017 a 16/03/2017 | Entrevistas |
17/03/2017 | Divulgação dos Resultados |
Acesse as fichas nos links abaixo:
Ficha de Identificação do Proponente
Ficha de Proposta para Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC (com instruções para o preenchimento)
Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC (Área de Teatro)
Improvisação Teatral:
A Oficina pretende preparar o aluno para iniciação ao teatro e criação e interpretação em peças e espetáculos:
Conteúdos:
Técnicas básicas de improvisação teatral e jogos dramáticos nas áreas de corpo, voz, improvisação, integração de grupo;
Foco no desenvolvimento da prontidão, atenção, espírito lúdico e disponibilidade para o jogo teatral;
Criação das condições necessárias para o trabalho grupal;
Apresentar uma breve visão sobre o teatro, com o intuito de introduzir o participante ao universo teatral;
Montagem de peças e apresentação de peças.
Mimo Corporal:
A Oficina pretende preparar o aluno para iniciação ao teatro e criação e interpretação em peças e espetáculos de mímica, através de dinâmicas de grupo (Interação, equipe, rítmico, criatividade, confiança, etc.);
Conteúdos:
Técnicas de mímica (Mímica de estilo, ilusionista, interativa e mímica solo); Instrumentalização dos alunos para executarem os movimentos iniciais; Montagem de peças de Mímica e apresentação de peças.
Oficina de Máscara Neutra:
A Oficina de Máscara Neutra tem o objetivo de proporcionar ao ator as possibilidades que a neutralidade traz para a construção da cena e para a formação deste. Baseando-se nas pesquisas desenvolvidas por Jacques Copeau e Jacques Lecoq a respeito do tema, principalmente na identificação da neutralidade como potencializadora da capacidade criativa do ator.
Conteúdos:
Teoria do papel da Máscara no Teatro
Técnicas de Confecção:
Tipos Máscara Neutra
Máscara Expressiva
Moldes
Papietagem
Usos
Máscara Neutra
Treinamento corporal do Gesto Neutro
Corpo Expressivo em Movimento Acelerado
Máscara Expressiva
Mais informações e esclarecimentos:
Pelo telefone (48) 3721–2498 (atenção ao Horjário de Verão na UFSC) e pelo E-mail:
Coordenação dos Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
Departamento Artístico Cultural da UFSC
Secretaria de Cultura e Arte
Universidade Federal de Santa Catarina