Departamento Artístico Cultural: ainda há vagas para oficinas de teatro para adolescentes e para adultos

29/08/2016 15:35

Cena da Oficina OPT no Teatro da UFSC WEB800 (2)

Cena da oficina OPT no Teatro da UFSC.

Ainda há vagas para este segundo semestre de 2016 para a Oficina Permanente de Teatro (adulto) e para a Oficina de Teatro para Adolescentes, ambas vinculadas ao Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da UFSC.

As inscrições devem ser feitas de maneira presencial no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha.

Oficina Permanente de Teatro (adulto)

A Oficina Permanente de Teatro (OPT) vem sendo realizada há mais de três décadas e tem por objetivo uma vivência na área das Artes Cênicas compreendendo o estudo teórico e a vivência teatral. Possui uma grade disciplinar básica em que se desenvolve a metodologia “de como ser para representar outro ser”. A cada turma, dependendo da vocação do grupo aí formado, ela realiza o processo de montagem seguindo a tendência natural do grupo e vivências. Depois desta etapa, os alunos, que de fato sintonizam sua vocação, podem integrar o elenco do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC.

A oficina e o grupo são coordenados por Carmen Fossari.

Neste semestre, a OPT oferece no período noturno uma oficina com as disciplinas de Improvisação Teatral e Técnica Vocal, nas terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22 horas.

Além dessa oficina, a Oficina Permanente de Teatro oferece uma Oficina com as disciplinas de Expressão Corporal e História do Teatro nas terças e quartas-feiras, pela manhã, no horário das 08:30 às 11:30h.

A Oficina Permanente de Teatro realiza suas atividades na formação do ator/cidadão e possibilita o registro do ator/atriz.

Para inscrição na Oficina Expressão Corporal e de História do Teatro, os interessados deverão comparecer no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, até o dia 31/08, das 10 às 17 horas.

Para inscrição na Oficina de Improvisação Teatral e de Técnica Vocal, os interessados deverão comparecer no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, até o dia 1º/09, das 10 às 18 horas, sendo que na terça e na quinta-feira (dias de realização das oficinas) o horário da matrícula será estendido até às 20 horas.

Veja mais detalhe sobre essa oficina, com informações sobre os ministrantes no link Cursos e Oficinas de Arte do site www.dac.ufsc.br

Oficina de Teatro para Adolescentes

Para jovens da comunidade, na faixa etária de 13 a 20 anos. Na Oficina de Teatro para Adolescentes, as aulas são focadas principalmente em jogos teatrais e jogos de integração grupal para desinibir os alunos e, assim, trabalhar em conjunto a consciência corporal e espacial cênica. Para que o trabalho tenha um bom resultado, é preciso que os alunos se sintam à vontade para se expressarem e, assim, as experimentações poderem ser exploradas a partir da realidade e especificidades de cada participante.

Para a Oficina de Teatro para Adolescentes, o candidato deve comparecer no Teatro da UFSC dia 30/08 ou 1º/09, terça ou quinta-feira, no horário das aulas: das 14 às 16 horas.

Sobre Cursos e Oficinas de Arte do DAC

As oficinas serão ministradas por profissionais do DAC e por instrutores/artistas da comunidade.

Veja a relação completa dos Cursos e Oficinas de Arte do DAC para este semestre, com informações sobre dias e horários, ementa/resumo, currículo dos coordenadores e ministrantes, e também as demais informações sobre as inscrições, no site www.dac.ufsc.br, no link Cursos e Oficinas de Arte .

Não haverá mensalidade, a inscrição fica condicionada ao pagamento da taxa única de inscrição, cujo valor varia de acordo com a oficina escolhida. É possível matricular-se em mais de uma oficina, desde que não haja choque de horário.

Cada oficina do DAC lida com uma forma de arte, possibilitando aos alunos uma experiência estético-pessoal ligada ao entendimento artístico. Esse objetivo colabora para criar nos alunos um senso crítico, necessário para uma melhor compreensão da sociedade.

As oficinas acontecerão somente se for atingido o número mínimo de alunos.

O QUÊ: Vagas para inscrições para a Oficina Permanente de Teatro (adulto) e para a Oficina de Teatro para Adolescentes, no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. Aberto à comunidade.

QUANDO: até 1º de setembro 2016 (conforme o calendário de inscrição da oficina).

ONDE: Inscrição Presencial: Departamento Artístico Cultural (DAC), Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Taxa de inscrição única, conforme a oficina. Sem mensalidade.

CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC), (48)3721-2498 ou 3721-9447 –  www.dac.ufsc.br – Veja a relação completa dos Cursos e Oficinas e mais informações sobre as Inscrições no link Cursos e Oficinas de Arte .

[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações dos coordenadores das oficinas.