Espetáculo “Romeu e Julieta” no Teatro da UFSC neste final de semana

26/11/2015 11:31

O Teatro da UFSC recebe neste final de semana, dias 28 e 29, sábado e domingo, às 19h30min. a adaptação do espetáculo “Romeu e Julieta”, do dramaturgo inglês William Shakespeare. Com uma linguagem clown, inovadora, que busca dialogar com todas as idades, a apresentação é realizada pelo grupo Elefants Núcleo de Arte, de Florianópolis, A entrada é gratuita e aberta à comunidade. A montagem participa do projeto de extensão Sol da Meia-Noite, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início do espetáculo.

Larissa Nowak

Romeu e Julieta. Foto: Larissa Nowak

Em homenagem a Shakespeare, autor de 37 peças e traduzido em mais de 80 idiomas, o Elefants escolheu realizar uma encenação diferente de Romeu e Julieta, um de seus textos dramáticos mais conhecidos e encenados no mundo. A adaptação de “Romeu e Julieta – Shakespeare para todos” conta a história dos amantes através da narração de Frei Lourenço, que conversa com o público e com os personagens (Romeu, Julieta e sua Ama), fazendo uma ponte entre os dois. Os personagens principais comunicam-se em alguns momentos através de uma língua criada exclusivamente para o espetáculo: o “palhacês”, ao estilo da “língua do pê”. Por se tratar de uma linguagem clown, de palhaços, as cenas da peça são todas permeadas por jogos e brincadeiras, muitas vezes de interação com o público.

A montagem conserva a essência do texto original, com fragmentos literais da obra e também por meio de elementos visuais, como figurinos, luz e uso de elementos como fumaça, bolhas de sabão e líquidos coloridos. A direção de arte optou pela ausência de cenário, levando o foco aos personagens. Características das vestimentas do século XVI foram mantidas, porém com detalhes que fazem conexão com moda juvenil atual. Há apenas um elemento cênico, uma bancada que ambienta o Frei Lourenço em seu mundo de alquimia e torna compreensível a ideia de que as cenas são memórias deste narrador.

O grupo

Romeu e Julieta Foto-Rodrigo Melleiro WEB 800

Romeu e Julieta. Foto: Rodrigo Melleiro

O Elefants Núcleo de Arte é um grupo artístico de Florianópolis (SC) que oferece, além de peças teatrais, oficinas de teatro, concepção e confecção de figurino e cenário. Pretende também ser uma incubadora de atores e uma referência para a cena artística da cidade de Florianópolis.

Ficha Técnica:

Direção Geral: Márcio Cabral

Elenco:

Romeu – Willian Mario

Julieta – Paula Dias

Ama – Marina Veshagem

Frei Lourenço – Lorenzo Lombardi

Concepção de cenário, figurinos e som: Márcio Cabral

Iluminação: Gabriel Guedert

Fotografia: Larissa Nowak e Rodrigo Melleiro

Ilustração: Ismael Martinez Pascoal

Realização: Elefants Núcleo de Arte

O QUÊ: Espetáculo “Romeu e Julieta – Shakespeare para todos”

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANDO: 28 e 29 de novembro de 2015, sábado e domingo, às 19h30min.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. O Teatro abre uma hora antes do espetáculo para retirada dos ingressos, sendo a disponibilidade conforme a capacidade de lugares no teatro (106 pessoas).

CLASSIFICAÇÃO: Livre.

DURAÇÃO: 70 minutos.