“Homenagem ao Malandro” estreia neste final de semana no Teatro da UFSC

02/07/2015 11:49

Homenagem ao Malandro WEB 800Neste final de semana, dias 3, 4 e 5, às 20h, o Teatro da UFSC recebe a estreia da peça “Homenagem ao Malandro”, uma adaptação do texto original de Chico Buarque, “Ópera do Malandro”. O trabalho é uma montagem final da disciplina Processos Criativos, do Curso de Artes Cênicas da UFSC, na qual os alunos criaram o grupo “Coletivo SC 405”. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, sendo que a bilheteria abre uma hora antes do inicio do espetáculo para a retirada dos ingressos.

Ambientada em Florianópolis nos dias atuais, a adaptação ganha um pouco mais de leveza, sem deixar de perder a comicidade, política e a musicalidade propostas por Chico Buarque, autor que completa cinquenta anos de carreira em 2015. No espetáculo, o grupo conta com a presença da Banda Caraudácia nos arranjos e interpretações das canções do artista.

“Ópera do Malandro” foi escrita em 1978 e estreou no ano seguinte no Rio de Janeiro. O texto foi baseado na “Ópera dos mendigos” de Jonh Gay e na “Ópera de três Vinténs” de Bertold Brecht. Na montagem dos estudantes, assim como as peças que a inspiram, mostram personagens que estão presentes nos mais diversos tempos históricos e sociais: o malandro e seus capangas, as prostitutas e seus cafetões/cafetinas, os “homens da lei”, entre outros. Através dessas personagens discuti-se a corrupção, luta de classes, questões de gênero.

A banda Caraudácia, que participa da montagem,  tem três anos de carreira e já se apresentou em palcos da Maratona Cultural de Florianópolis, Semana de Arte Popular UFSC-UDESC e Festival Ufsctock. Também já foram finalista no festival WebFestValda, apresentando-se duas vezes no Circo Voador no Rio de Janeiro.

Ficha técnica:

Texto Original: Chico Buarque de Holanda

Adaptação: Joy Souza

Músicas: Chico Buarque e Banda Caraudácia

Arranjos: Banda Caraudácia

Músicos: Bob Coutinho, Buiu Modanezi, Guilherme Natel, Lucas da Vila, Marcelo Carvalho e Mathias de Lassus

Preparação Corporal: Joy Souza e o Grupo

Preparação vocal: O grupo

Coreografias: Allyssan Marie e Thaís Sousa

Figurino: Joy Souza

Maquiagem: O grupo

Iluminação: Torto Ramello e Daniele Viola

Sonoplastia: O grupo

Cenografia: Torto Ramello e Joy Souza

Arte Gráfica: Francielly Cabral

Produção: Torto Ramello, Thaís Sousa, Joy Souza, Cristiano Simões e Jessica Schutze

Direção Geral: Joy Souza

Elenco:

Durán: Célio Alves

Vitória: Arantxa Coelho

Terezinha: Thaís Sousa

Max: Eduardo Pinter

Chaves: Aimeé Maestri

Lúcia: Carolina Gangneli

Geni: Ézio Borges

Barrabás: Cristiano Simões

Johnny Walker: Donnie Henrique

Dóris Pelanca: Anna Lia Sant’Anna

Fichinha: Allyssan Marie

Dorinha Tubão: Francielly Cabral

João Alegre: Lucas da Vila

O Juiz: Allyssan Marie

A Produtora: Anna Lia Sant’Anna

O QUÊ: Estreia da peça “Homenagem ao Malandro”

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANDO: 3, 4 e 5 de julho de 2015, sexta, sábado e domingo, às 20 horas.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. O Teatro abre uma hora antes do espetáculo para retirada dos ingressos, sendo a disponibilidade conforme a capacidade de lugares no teatro (106 pessoas).

DURAÇÃO: 90 minutos –  CLASSIFICAÇÃO: 16 anos.

CONTATO: Produção:

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC