9º FITA: Teatro da UFSC recebe “Z – as imagens são palavras que sumiram” nesta quarta

27/05/2015 23:12

O espetáculo “Z – As imagens são palavras que sumiram” do grupo curitibano CórtexArte é a atração desta quarta-feira, 27 de maio, do 9º Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA 2015) no Teatro da UFSC. A apresentação acontece às 15h e é acessível para surdos.

Z-As imagens são palavras que sumiram Foto.Cayo Vieira WEB 600 2

Z-As imagens são palavras que sumiram Foto: Cayo Vieira

O espetáculo

Z – AS IMAGENS SÃO PALAVRAS QUE SUMIRAM

Está história acontece em um momento inventado, antes da palavra falada. Conta sem palavras, as aventuras de uma menina que cria um menino a partir do seu desejo e de um coração. E as desventuras de um menino em suas batalhas.

Direção: Luciane Figueiredo

Duração: 40 min.

Técnica: Manipulação direta, sombras, objetos e animação de imagens.

O QUÊ: espetáculo “Z – As imagens são palavras que sumiram”, no 9º FITA.

QUANDO: 27 de maio de 2015, quarta-feira, às 15 horas.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: R$10,00 (inteira) / R$5,00 (meia-entrada*)

*Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão).

Veja abaixo a programação e a sinopse de outros espetáculos desta quarta na região

MÚSICA À MANIVELA

Música à Manivela WEB 600 (2)

Música à Manivela. Foto: divulgação

Local: Varandão do CCE – Projeto 12:30

Horário: às 12h30min.

Dois atores e músicos celebram a simplicidade da vida cotidiana, com suas alegrias e tristezas, em pequenas cenas com objetos, bonecos e canções ao “Orgue de Barbarie”, violino e acordeon.

Grupo: Prana Teatro de Animação

Direção: Vanessa Valente

Duração: 30 min.

Técnica: Manipulação direta

PINÓQUIO ETC E TAL

Dia 26.5 - Pinóquio-Etc-e-Tal-Foto.Thiago-de-Mello-WEB-600

Pinóquio etc e tal. Foto: Thiago de Mello

Local: Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Florianópolis.

Horário: às 15 horas.

A aventura de Pinóquio, o boneco de madeira que queria ser gente, é contada de forma original nesta peça. Quatro marceneiros constroem o boneco e animam os materiais disponíveis na marcenaria. Os serrotes viram o monstro marinho, o martelo vira boneco de teatro, ferramentas se transformam para dar vida ao conto de Carlo Collodi.

Grupo: Teatro Por Um Triz (São Paulo/SP)

Direção: Henrique Sitchin

Duração: 50 min.

Técnica: Manipulação direta (inspirada no bunraku), objetos, máscaras e sombra.

VOLATILES

Volatiles WEB 600

Volatiles. Foto: divulgação

Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – Florianópolis

Horário: às 20 horas.

Uma lembrança é sempre feita de vazios e lacunas. Há contornos que não são precisos, coisas de um contrário nebuloso, reconstituições, mas também projeções, flashbacks, imersões totais. Esta lembrança não escapa à regra. É uma lembrança de infância: ele tinha cinco anos. Seu pai desapareceu, ele foi levado. Sua mãe enlouqueceu ao ponto de querer deixar sua natureza humana para se transformar em pássaro. Um transe. Um desejo Volátil.

Grupo: Cie. Yokai (França)

Direção: Violaine Fimbel

Duração: 45 min.

Técnica: Manipulação direta, fios e sombras.

REVOLTOSAS MANOBRITAS

Revoltosas Manobritas Foto Pablo Arias WEB 600

Revoltosas Manobritas. Foto: Pablo Arias

Local: Teatro SESC Prainha

Horário: às 10h e às 15 horas.

Um espetáculo muito bem humorado composto de pequenas histórias do cotidiano da atriz manipuladora. Utilizando diversas técnicas de manipulação, como bonecos corporais, objetos e teatro de figuras, os personagens nos mostram o dia a dia de uma cidade movimentada com muita cor e bom humor.

Grupo: Ana Santa Cruz (Perú)

Direção: Ana Santa Cruz

Duração: 50 min.

Técnica: Bonecos corporais

OBS.: VALORES DOS INGRESSOS

Gratuito: Concha Acústica, SESC Prainha e espetáculos que compõem a itinerância.

R$10,00 (inteira) / R$5,00 (meia-entrada*):

Projeto TAC 7:30 (Teatro Álvaro de Carvalho) e Teatro da UFSC.

R$20,00 (inteira) / R$10,00 (meia-entrada*):

Teatro Ademir Rosa (CIC), Teatro Álvaro de Carvalho (exceto Projeto TAC 7:30).

Lembretes:

– Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, portadores de necessidades especiais e gestantes

– Não aceitamos cheques e cartões de débito/crédito

– Não realizamos trocas nem devoluções de ingressos

– Não realizamos reservas de ingressos

– Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas

Confira mais informações e a programação completa no site do FITA 2015 www.fitasc.com.br

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC