Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC abrem inscrições nesta segunda, dia 2 de março

24/02/2015 23:05

Os projetos musicais do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC abrem inscrições neste início de março, com audições na Igrejinha da UFSC.

Orquestra de Câmara da UFSC, WEB800

Orquestra de Câmara da UFSC, em ensaio na Igrejinha

O Madrigal da UFSC é um pequeno grupo vocal (em média com 12 vozes), constituído somente por alunos da UFSC, que desenvolve e divulga a música vocal, erudita e popular. Os ensaios acontecem às segundas-feiras das 15h30 às 17h30 e as quintas das 17h30 às 19h30. Todos os integrantes ainda participam do Coral da UFSC e realizam ensaios de naipe. Alunos de graduação da UFSC recebem uma Bolsa Cultura

Os testes para quem quiser participar do Madrigal (os interessados devem ter domínio da técnica do canto e ter participado de grupos vocais.) constituem-se da apresentação de duas peças (deve-se levar partituras) – uma erudita, cantada a cappella, e outra de livre escolha, que pode ser acompanhada por instrumento harmônico trazido pelo candidato, mais uma leitura à primeira vista – e serão realizados no dia 02 e 04 de março, das 14h30 às 17h, por ordem de chegada.

As atividades para os novos integrantes do Madrigal iniciam-se no dia 9 de março.

A Orquestra de Câmara da UFSC executa obras variadas, que incluem peças dos repertórios brasileiro e estrangeiro, e os testes aos interessados – que acontecem nos dias 02 e 04 de março, das 14h30 às 17h, por ordem de chegada – compõem-se da execução de duas músicas de livre escolha (deve-se levar as partituras) e uma leitura à primeira vista.

Pessoas que possuem algum vínculo com a UFSC, e também membros da comunidade em geral, podem fazer parte da orquestra – é requisito ter instrumento e nível de conhecimento médio do instrumento. Os estudantes da UFSC recebem mensalmente uma Bolsa Cultura direcionada aos alunos da graduação.

As atividades para os novos integrantes da Orquestra iniciam-se no dia 9 de março. Os ensaios gerais acontecem as segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h, na Igrejinha da UFSC, além dos ensaios de naipe.

O Coral da UFSC – que mantém suas atividades desde 1963, com repertório voltado à música brasileira e expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro – abre inscrições no dia 03 de março das 15h às 18h30 e no dia 05, das 14h30 às 17h, por ordem de chegada. Os candidatos devem ter alguma experiência com corais ou grupos vocais. O coral possui cerca de 50 componentes e é formado por alunos, professores e funcionários da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa. Neste ano será trabalhado um repertório que homenageia os 70 anos de nascimento da cantora Elis Regina. Os ensaios acontecem as terças e quintas-feiras das 20h às 22h na igrejinha da UFSC. As atividades do Coral iniciam no dia 10 de março.

Coral da UFSC, primavera de 2014, 040 WEB800

Coral da UFSC, na sua sede

O Coral, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC

Os projetos culturais Orquestra de Câmara, Madrigal e Coral da UFSC têm por objetivo proporcionar aos músicos em potencial, que compõem o corpo estudantil da UFSC, espaço para desenvolver seus potenciais artístico-musicais, ajudando a fomentar e difundir a música instrumental e vocal. Além disso, também visam divulgar a música erudita e popular; incentivar a formação e a cultura local; estimular a participação da comunidade no processo de interação universidade/sociedade; e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio do envolvimento de estudantes em atividades de extensão.

Esses projetos são atividades permanentes do Departamento Artístico-Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e são coordenados pela regente Miriam Moritz.

O QUÊ: Inscrições para Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.

QUANDO: de 2 a 5 de março de 2015, conforme o grupo.

ONDE: Departamento Artístico Cultural (DAC), Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: gratuito e aberto à comunidade.

INFORMAÇÕES: DAC – (48) 3721-9447 e 3721-3853, ou pelo e-mail – visite  www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC: SECULT: UFSC, com informações da coordenação dos projetos