I Encontro de Orquestras da UFSC acontece nesta quarta

08/12/2014 12:53

Acontece nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o I Encontro de Orquestras da UFSC. Com a participação da Orquestra Acadêmica Udesc, da Orquestra Experimental do Instituto Federal de Santa e da Orquestra de Câmara da UFSC o evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

No encontro, com repertório de música popular e erudita, brasileira e internacional, cada grupo apresentará três peças e, ao final, serão apresentadas mais três peças em conjunto. O encontro é coordenado por Miriam Moritaz, regente musical da UFSC junto ao Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura.

 

ORQUESTRA ACADÊMICA UDESC

Orquestra Acadêmica Udesc, foto de  Antonio Rossa, WEB800

Orquestra Acadêmida Udesc, foto de Antônio Rosa

O projeto Orquestra UDESC teve início nos anos 80 com o Professor Luís Soler como Orquestra de Câmara UDESC. Após alguns anos de interrupção o trabalho se reiniciou em 2001 tendo como seu coordenador o professor João Eduardo Titton.

Durante estes anos a Orquestra vem participando de diversos projetos culturais e concertos didáticos. Participou de projetos junto ao NEM (Núcleo de Educação Musical); Museu Cruz e Sousa no projeto Escola no Museu; com a Associação Coral de Florianópolis no CIC/2004; Projeto Orquestra nas Escolas/2006; Projeto Música nos Museus/2007 bem como nas apresentações anuais do Programa UDESC Musical, no TAC, entre outros.

A Orquestra UDESC tem em sua estrutura os professores dos cursos de música e estudantes matriculados na instituição.  No seu repertório estão incluídas músicas de compositores dos mais diversos gêneros e épocas, bem como arranjos de músicas populares, sempre dando oportunidade a compositores e arranjadores qualificados.

O regente

João Eduardo Titton é natural de Curitiba onde iniciou seus estudos com a Professora Hildegard Soboll Bartins aos 7 anos de idade. Cursou o Bacharelado em Música na EMBAP e Mestrado na CCM (University of Cincinnati – EUA) e segue um contínuo trabalho junto ao professor Paulo Bosisio. Participou como spalla nas orquestras: Camerata Antiqua de Curitiba, Camerata Florianópolis, Filarmonia Santa Catarina e atualmente atua como spalla na Orquestra do Estado do Mato Grosso. Participou da fundação do Quarteto Brasilis e do Quinteto de Cordas de Curitiba juntamente com o contrabaixista George Amorim. Executou projetos patrocinados pelas instituições: Itaú Cultural, Instituto Votorantin, Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e Fundação Catarinense de Cultura. Também participou como professor em diversos festivais pelo Brasil como: Festival Internacional de Música Colonial Brasileira (MG), Festival Internacional de Música de Belém (PA), Festival Imcarti (SC), Festival de Música UNISINOS (RS). Atualmente é professor de violino no curso de Bacharelado em Música da UDESC e coordena o Programa de Extensão Universitária “UDESC Musical” onde dirige os projetos “Orquestra Acadêmica UDESC”, “Oficinas de Violino” e o  “Projeto Misturada”.

 

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA

Orquestra do IFSC,WEB800

Orquestra Experimental do IF-SC

A Orquestra Experimental do Instituto Federal de Santa Catarina foi criada como extensão das aulas de música do IF-SC Campus Florianópolis no ano de 2001 pelo professor Irineu Lopes Melo.

Sua formação alia instrumentos de uma orquestra sinfônica (cordas, madeiras, metais e percussão) com intervenções eventuais de bateria, guitarra, violão e flautas andinas, por exemplo.

Entre os integrantes da orquestra contam-se alunos, ex-alunos, professores e servidores do IF-SC, além da comunidade externa, para quem se está sempre de portas abertas.

O regente

Irineu Lopes Melo tem graduação em música pela UDESC, pós-graduação em música pela Faculdade de Artes do Paraná e mestrado em Educação pela UDELMAR do Chile. É professor do IF-SC onde atua como regente do Coral e da Orquestra, professor e coordenador do Curso Básico de Instrumentos de Orquestra do  IF-SC.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA UFSC

Orquestra de Câmara da UFSC, WEB800

Orquestra de Câmara da UFSC

O projeto de Extensão Orquestra de Câmara da UFSC tem por objetivo fomentar e difundir a música instrumental proporcionando aos músicos em potencial, que compõem o corpo estudantil desta universidade, espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. O projeto também visa divulgar a música erudita e popular, através de apresentações e com isso incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre Universidade e Sociedade; aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através do envolvimento de estudantes em atividades de extensão.

A Orquestra de Câmara da UFSC é um projeto de Extensão do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura da Universidade, e iniciou os ensaios em junho de 2009. Podem fazer parte da orquestra pessoas da comunidade universitária e da comunidade em geral. Os estudantes de graduação da UFSC recebem mensalmente uma bolsa de extensão direcionada a alunos de graduação.

A regente

Miriam Moritz iniciou seus estudos musicais aos 10 anos com o piano e o canto coral. É formada em música pela UDESC (1987) onde estudou flauta transversa com Zacarias Valiati, Luis Pedro Krull e Ayres Pothoff, canto com a Professora Rute Gebler e canto coral. Começou a lecionar música e canto coral no Colégio Coração de Jesus como auxiliar de regência aos 20 anos. Aos 23 mudou-se para Portugal onde trabalhou como flautista em diversos locais em Portugal e Espanha. Após 5 anos viajando pela Europa voltou a lecionar em várias escolas de música de Florianópolis. Em 2003 foi professora substituta do curso de licenciatura em música da UDESC nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou na UNIPLAC em Lages, as disciplinas de regência, canto coral e prática artística. Em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela UNISUL e, em 2014, finalizou o curso de mestrado na UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. É regente do grupo vocal Bocca Chiusa desde 1996. Desde 2004 ocupa o cargo de regente junto a Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena e rege o Coral da UFSC, o Grupo de canto para iniciantes, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC.

 

I Encontro de Orquestras da UFSC – Repertório

 

Orquestra de Câmara da UFSC

1.         Abertura – Murillo Santos

2.         Palladio – Karl Jenkins

3.         In the Hall of the Mountain king – Edward Grieg. Arr: Carmichael

 

Orquestra Experimental do Instituto Federal de Santa Catarina

1.         Suite Orquestral n°3 (Gavotte I e II) –

Johann Sebastian Bach

2.         Blus For Brass – Antônio C. Neves Campos

3.         Cataloop island – Herbie Hancock

 

Orquestra Acadêmica UDESC

1.         No Reino da Pedra Verde – Clovis Pereira

2.         Canções Populares do Brasil no.4 – Radamés Gnattali

3.         Carinhoso – Pixinguinha

 

 

Os três grupos:

1.         Jesus Alegria dos Homens – J.S. Bach

2.         Trenzinho do Caipira – Heitor Villa Lobos*

3.         Asa Branca – Luiz Gonzaga

 

 

SERVIÇO:

 

O QUÊ: I Encontro de Orquestras da UFSC

QUANDO: dia 10 de dezembro de 2014, quarta-feira, às 20 horas

ONDE: Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Praça da Cidadania (praça central do campus), Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

CONTATO: www.dac.ufsc.br

 

Fonte: [CW] DAC: SECULT: UFSC com textos e fotos dos grupos musicais.

.