Espetáculo “O Abajur Lilás” volta ao Teatro da UFSC neste domingo

17/10/2014 04:10

Abajur Lilás - Foto Fabio Salvatti, WEB800 1A peça, que estreou em julho, é produção de alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSC.

Esta apresentação integra a programação do Festival Isnard Azevedo.

Espetáculo “O Abajur Lilás” volta ao palco do Teatro da UFSC neste domingo, dia 19 de outubro, às 20 horas. A entrada é gratuita e aberta à comunidade; ingressos conforme a disponibilidade de lugares. O teatro abre uma hora antes do início da apresentação.

O Grupo Sete e Um, formado pelos estudantes da oitava fase do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolveu a peça “O Abajur Lilás” de Plínio Marcos, na disciplina de Processo Criativo na sétima fase do curso. A estreia ocorreu em julho deste ano.

O processo teve início em outubro de 2013, em que o grupo de acadêmicos decidiu trazer um texto de um dramaturgo brasileiro (Plínio Marcos) aos palcos da Universidade. Embora o texto seja da década de 1970, o grupo acredita que ainda é muito atual e resolveu retratar um pouco do submundo da prostituição. A pesquisa e os encontros aconteciam antes do início das aulas, com estudo do texto e algumas leituras sobre esse universo.  Após fazerem uma pesquisa de campo com profissionais da área, os atores se sentiram mais aptos a representar essa realidade e convidam o púbico para conhecê-la —para além das esquinas.

Sinopse:

A peça “O Abajur Lilás” revela a verdade única na relação entre Giro, cafetão e dono do mocó, seu truculento auxiliar Osvaldo, e as prostitutas Dilma, Célia e Leninha. Cada personagem exerce uma função específica na trama, buscando garantir sua segurança econômica, através da obsessão e ganância, o desafio da sobrevivência é o que as anima. Algo inesperado acontece no mocó e as três prostitutas são as suspeitas as principais suspeitas.

“Essa peça é um grande sonho realizado por todos nós, apesar das muitas dificuldades que tivemos com a falta de verba, fizemos o máximo possível para que ela se concretizasse. Escolhi essa peça pois primeiramente aborda assuntos que não estão sobre os nossos olhares mas que existem e que são difíceis de serem questionados. A peça se passa na década de 70 e retrata o drama vivido em um mocó entre um cafetão, seu capanga e as prostitutas, e é a partir daí que podemos observar e comparar que muitas coisas mudaram daquela época até os dias atuais, mas que certos preconceitos ainda fazem parte da nossa sociedade e que devem ser retratados para que possam ser melhorados.” – Neluna Hatschbach Freitas.

“Nunca pensei que um dia faria uma peça como essa, a primeira impressão era bem esquisita no ínicio, mas com o tempo, com o trabalho dos atores, fui entendendo mais a proposta e ficando mais empolgada. Fazer um personagem masculino é realmente um desafio, mas com a orientação certa fui me aproximando do que poderia ser o Giro”– Ana Paula Gozalo.

Direção: Neluna Hatschbach Freitas

Direção de Arte: Juliana Schiavo

Orientação: Fabio Salvatti

Elenco: Ana Paula Gozalo, Bruna Guollo Patricio, Bruna Lourenço, Gisele Farias e Ikizera

Servidores Técnicos: Gabriel Guedert, Guilherme Rosário Rotulo, Rachel Teixeira Dantas

Produção: Grupo Sete e Um

Realização e apoio: Grupo Sete e Um, UFSC, Art Vidros Distribuidora Ltda, Dali, DAC e SeCult.

O autor

Plínio Marcos (1935, Santos-SP – 1999, São Paulo-SP), escritor brasileiro, autor de inúmeras peças de teatro, escritas principalmente na época do regime militar. Foi também ator, diretor e jornalista. Suas obras se destacavam pela denúncia e protesto contra formas de organizações sociais. Principais peças: “Dois Perdidos numa Noite Suja” (1966), “Navalha na Carne” (1967), “Balbina de Iansã” (1971) e “O Abajur Lilás” (1976).

O QUÊ: Apresentação do espetáculo teatral “O Abajur Lilás”

QUANDO: dia 19 de outubro de 2014, domingo, às 20 horas. Esta apresentação integra a programação do Festival Isnard Azevedo.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Ingressos conforme a disponibilidade de lugares no teatro (capacidade: 106 pessoas). O Teatro abre uma hora antes do espetáculo.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

CLASSIFICAÇÃO: 16 anos– Duração: 80 minutos.

CONTATO: Produção: (48) 9627-1704

Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC: SECULT: UFSC, com texto do grupo. Foto: Fabio Salvatti.