DAC abre inscrições para oficina de produção de documentários

26/09/2014 02:54

Comunicado:

Conforme estava previsto, serão abertas novamente as inscrições on-line no dia 07 de outubro de 2014, das 10:00 às 21:00 horas, para a  “Oficina de Formação do Olhar para a Realização de Documentários”, devido à existência de algumas vagas.

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC, abre inscrições para a “Oficina de Formação do Olhar para a Realização de Documentários”, a ser ministrada pela produtora e diretora cinematográfica Rosana Cacciatore.

Rosana Cacciatore, ministrante - Foto de Rafael Schlichting - WEB 800cg

Rosana Cacciatore, ministrante da oficina – Foto de Rafael Schlichting

As inscrições serão feitas on-line. Os interessados deverão acessar o formulário com ficha de inscrição que estará disponível no site www.dac.ufsc.br, link Cursos e Oficinas de Arte, das 10 horas de segunda-feira, dia 29 de setembro, até às 21 horas de quinta-feira, dia 02 de outubro. Nesse mesmo período, para efetuar a inscrição, o interessado deverá providenciar o pagamento da taxa única de matrícula de R$ 150,00.

Todas as orientações para a inscrição on-line estão relacionadas nos “Procedimentos para Inscrições”, disponíveis no site www.dac.ufsc.br, link Cursos e Oficinas de Arte (http://dac.ufsc.br/cursos-e-oficinas-de-arte/), bem como o acesso à Ficha de Inscrição.

A oficina será realizada nas dependências do DAC (Teatro/Igrejinha da UFSC) em três módulos, de 08 a 31 de outubro de 2014, duas vezes por semana, nas quartas e sextas-feiras, das 14 às 18 horas, com total de 32 horas. A oficina deverá chegar à etapa de produção, indo além da etapa de elaboração de projeto, repetindo a experiência bem sucedida de anos anteriores. Há 15 vagas para a comunidade. Os interessados em participar devem ter idade mínima de 18 anos.

A oficina de Documentário

A oficina procura estimular o olhar do aluno para a leitura e a realização de imagens cinematográficas documentais por meio de análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos. Busca-se dar uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema e preparar para a produção de imagens.

O conteúdo da oficina é dividido em 3 módulos: Breve Introdução sobre a História do Cinema Documental, Tendências do Documentário Contemporâneo e Desenvolvimento de Projeto.

Sobre a ministrante

Rosana Cacciatore, mestre em Teoria Literária pela UFSC com pesquisa em cinema, é diretora e produtora cinematográfica. Rosana também é professora de Comunicação e atua como instrutora em oficinas de produção e imagem.

Cursou disciplinas na Université de Paris VIII na área de cinema e fotografia. Atua profissionalmente no âmbito da academia e do mercado de trabalho. Como professora ministrou disciplinas e orientou projetos nos cursos de cinema, publicidade e jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina por 10 anos. Entre as disciplinas ministradas estão argumento e roteiro, criação publicitária e teorias da imagem. Realiza atualmente oficinas de criação e produção de imagem para instituições culturais. Como profissional tem 25 anos de experiência, registrada no Ministério do Trabalho como diretora e produtora cinematográfica, realizou trabalhos de roteiro e direção de audiovisuais para publicidade, programas televisivos e artísticos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Como fotógrafa realizou trabalhos para Folha de São Paulo e outros jornais e publicações. Foi coordenadora de comunicação institucional no Diário Catarinense e Assessora de Comunicação da Fundação Franklin Cascaes.

Oficinas de Arte do DAC

A Oficina de Documentário faz parte do projeto de Cursos e Oficinas Livres de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, que tradicionalmente oferece oficinas abertas a toda comunidade nas mais diversas áreas como arte educação, artes visuais, cinema, música e teatro.

O Departamento Artístico Cultural (DAC) faz parte da Secretaria de Cultura (Secult), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O QUÊ: Inscrições on-line para a Oficina de Formação do Olhar para Realização de Documentários

QUANDO: das 10 horas de segunda-feira, dia 29 de setembro, até às 21 horas de quinta-feira, dia 02 de outubro de 2014. Como há algumas vagas, serão reabertas as inscrições on-line no dia 07 de outubro de 2014, das 10:00 às 21:00 horas.

ONDE: On-line, pelo site www.dac.ufsc.br no link Cursos e Oficinas de Arte (http://dac.ufsc.br/cursos-e-oficinas-de-arte/) onde há o acesso para os “Procedimentos para Inscrições”  e para a “Ficha de Inscrição” (a inscrição será reaberta das 10 às 21 horas do dia 07 de outubro de 2014).  Link para a Emissão do Boleto para os que não emitiram durante a inscricão.

QUANTO: Taxa de matrícula: R$ 150,00 (sem mensalidade)

REALIZAÇÃO DA OFICINA: de 08 a 31 de outubro de 2014, as quartas e sextas-feiras, das 14 às 18 horas, com total de 32 horas. Há 15 vagas para a comunidade.

ONDE: Dependências do DAC (Teatro / Igrejinha da UFSC), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC – (48) 3721-3853 e 3721-2498 – www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC: SECULT: UFSC, com informações institucionais e da ministrante.

[ Atualizado  em 06.10.14 às 23h33 ]