Cancelado: Oficina de Curadora tem reinício adiado para 6 de outubro.

22/09/2014 19:35

CAPA DAC 500x150 Semana de Arte
Comunicado:

Está cancelada para este semestre a realização da oficina “Curadoria, Exposições e História da Arte”, que tinha o seu reinício adiado para o dia 6 de outubro, devido a problemas particulares do ministrante.

Veja abaixo, informações sobre a oficina e o coordenador:

OFICINA: CURADORIA, EXPOSIÇÕES E HISTÓRIA DA ARTE

Ementa:

As exposições se tornaram elementos constituintes da história da arte. Ao invés da tradicional historiografia, apoiada em estilos, biografias e obras de artistas, a arte passou a ser contada incluindo o modo como foi exposta e vivenciada.

Concomitante a este movimento, as artes visuais passaram ocupar inúmeras instituições públicas e privadas, estimulando a multiplicação e revitalização de museus, centros culturais, fundações, institutos e galerias, culminando, algumas vezes, na visitação massificada e espetacularizada de exposições. Sintoma de um processo histórico que, cada vez mais, situa a estética no centro das subjetividades contemporâneas, transformando-a em mercadoria e capital.

Nestes termos, a curadoria é estratégica. De uma parte, pode conferir inteligibilidade crítica, estética e histórica a um acontecimento artístico. De outra parte, ocupa-se, em conjunto aos artistas e demais profissionais (gestores culturais, museólogos, conservadores, assessores de comunicação, editores, entre outros), da elaboração e execução de conceitos, narrativas, espaços, objetos expositivos, textos, entre outros elementos envolvidos em uma exposição.

Orientador: Fernando Boppré

Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), é professor do Curso de Museologia do Centro Universitário Barriga Verde, foi Chefe de Serviço do Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC, diretor do Museu Hassis, presidente do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis e colaborador do jornal Diário Catarinense onde redigiu a coluna “Penso”.

É também diretor do filme “Pequenos Desencontros” (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, museus, artes visuais e audiovisual. Crítico e curador independente seu trabalho pode ser visualizado em www.fernandoboppre.net .

Carga Horária: 30 horas

Horários: Segundas-feiras, das 19h00 às 22h00.

Requisitos: Aberta a todos os interessados (jovens e adultos). Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

(Re)início da oficina: 6 de outubro

Fonte: [CW] DAC: SECULT: UFSC com informações da coordenação das oficinas de arte.