8º Festival Internacional de Teatro de Animação, de 16 a 23 de agosto

09/08/2014 15:08

A 8ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita), um dos grandes eventos desse gênero no país, será realizada de 16 a 23 de agosto, em 11 cidades catarinenses. Artistas do Brasil, América Latina e Europa apresentarão espetáculos e participarão de atividades formativas. Serão oito dias de intensa programação, que transformarão o Estado em um verdadeiro palco do teatro de animação.

Divulgação FITA - Foto Web

Foto: Circo Poeira (divulgação)

Espetáculos nacionais e internacionais fazem parte da grade de programação. São nove grupos de teatro do Brasil e cinco do exterior, que farão um total de 57 apresentações em Florianópolis e em mais dez cidades catarinenses: Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Criciúma, Joinville, Laguna, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Tijucas. Entre os grupos nacionais estão o Circo Poeira, de São Paulo; o Artesanal Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro; e o Clã dos Nobres Arteiros, de Florianópolis.

As atividades formativas, já conhecidas e prestigiadas pelo público que acompanha o Fita, ganham ainda mais destaque nesta edição. Com o intuito de fortalecer o festival como referência na pesquisa e desenvolvimento da linguagem do teatro de animação, a coordenação criou o “I Colóquio Internacional Fita”. Estão programadas palestras, mesas de conversa, sessões de comunicação, chamada para publicação de trabalhos e oficinas.

A abertura será no dia 16 de agosto, às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), com a apresentação de Bestiário – espetáculo visual, cômico, poético e surpreendente da Cia. La Llave Maestra, grupo hispano-chileno –, que convida o público a viajar pelo universo imaginário de uma criança e suas fantásticas criações. Foi desenvolvido a partir de pesquisa sobre máscaras de rosto inteiro, animação de objetos e movimento de animais, insetos e seres fantásticos.

O Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita) 2014 é uma realização da “Fazendo FITA Cia. Artística” e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Funcultural. O apoio cultural é da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (Secult/UFSC); a coordenação-geral,  da professora da UFSC, Sassá Moretti, do Departamento de Artes e Libras (DALi/CCE); e a coordenação executiva, da cenógrafa Zélia Sabino, do Departamento Artístico-Cultural da UFSC (DAC/Secult).

Pode-se conferir a programação completa e acompanhar as atividades do festival no site www.fitafloripa.com.br.

Serviço:

O quê: 8º Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita).

Quando: de 16 a 23 de agosto.

Quanto: R$ 20* ou R$ 10 + um agasalho (entrada inteira); R$ 10 (meia-entrada), para estudantes, idosos, professores, e clientes e funcionários da Caixa Econômica Federal. Os espetáculos são gratuitos para turmas de escolas públicas, com agendamento prévio, em qualquer espaço de apresentação – exceto o Teatro da UFSC e o Projeto TAC 7:30, com ingressos a R$ 10 (entrada inteira) e R$ 5 (meia-entrada), em que valem os mesmos critérios de desconto já citados.

Escolas

Agendamento para escolas no site www.fitafloripa.com.br ou pelo e-mail

Locais:

Florianópolis:

-Teatro Ademir Rosa (CIC) / Av. Governador Irineu Bornhausen, nº 5600 (Agronômica).

-Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) / rua Marechal Guilherme, nº 26 (Centro).

-Teatro Pedro Ivo / rodovia SC-401, Km 5, nº 4600 (Saco Grande).

-Teatro da UFSC / praça Santos Dumont – Igrejinha da UFSC (Trindade).

-Teatro SESC Prainha / travessa Siryaco Atherino, nº 100 (Prainha).

-Concha Acústica / Varandão do CCE (Projeto 12:30) / Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima (Trindade).

Balneário Camboriú:

-Teatro Municipal Bruno Nitz / avenida Central, esquina com rua 300 (Centro).

Biguaçu:

-Ginásio de Esportes Nagib Salum / Getúlio Vargas, s/ nº (Centro).

Brusque:

-SESI / rodovia Antonio Heil, km 23 (Limoeiro).

Blumenau:

-Fundação Cultural de Blumenau / rua XV de Novembro, nº 110 (Centro).

Criciúma:

– Teatro Municipal Elias Angeloni / avenida Santos Dumont, 1877 (Pinheirinho).

Joinville:

– SESC Joinville / rua Itaiópolis, nº 470 (América).

Laguna:

– Fundação Lagunense de Cultura / praça Lauro Müller (Centro Histórico) e praça República Juliana (centro de Laguna).

Santo Amaro da Imperatriz:

– E.E.B. Nereu Ramos / rua Prof Silveira Mattos, 56, Centro.

São José:

– Centro de Eventos Multiuso de São José / avenida Beira-Mar de São José, s/n.

– C.E.M. Profª Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão) / rua Otto Julio Malina, 400 (Barreiros).

– C.E.M. Antônio Francisco Machado (Forquilhão) / rua Pedro Paulo de Abreu, s/n (Forquilhinhas).

Tijucas:

– SESC-LER Tijucas / rua João Policarpo Pacheco, 250.

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC

[Publicado em www.ufsc.br em 08.08.2014 às 17:25]