Teatro da UFSC recebe o premiado espetáculo “Assemblage”, neste fim de semana

30/07/2014 00:01

Assemblage, foto de Daniel Zimmermann - WEB800 1Último fim de semana de Assemblage no Teatro da UFSC, em Florianópolis

O Teatro da UFSC recebe o premiado espetáculo Assemblage ainda nos dias 8, 9 e 10 de agosto, de sexta-feira a domingo, às 20 horas. A montagem é produção de O Coletivo Trocado – grupo formado por alunos do curso de graduação em teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – que retorna aos palcos para uma temporada de apresentações do espetáculo em Florianópolis.

Recém chegado do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), o espetáculo conquistou as premiações de melhor figurino, conjunto de atores e prêmio especial do júri. De acordo com o júri, a companhia teatral catarinense foi reconhecida com um prêmio especial por investir no teatro como cena expandida, pelo exercício e trabalho de pesquisa dos limites da atuação e pela comunicação efetiva com a plateia.

O título do espetáculo é derivado do francês assembler, que significa juntar. A concepção da montagem é justamente esta: reunir trechos de outros espetáculos com composições do próprio elenco. Dirigido pela professora do departamento de Artes Cênicas da UDESC Jussara Xavier, o espetáculo foi realizado durante o ano de 2013 com estudantes da disciplina Montagem Teatral.

Assemblage, WEB800 5Sobre o espetáculo

Assemblage é uma palavra derivada do francês assembler, significa reunir, juntar, acumular. A ideia de realização de uma montagem cênica como assemblage é a de reunir trechos de espetáculos já existentes e de diversos autores (como ready-mades) com composições do próprio elenco. O procedimento da apropriação, amplamente explorado pelo surrealismo e pela pop art, se estende aqui à dança e ao teatro contemporâneos. Ao reproduzir trabalhos conhecidos, citar obras, realizar cópias e releituras, deseja-se olhar e conhecer o passado, transitar por vários tempos-espaços, relacionar discursos e, de modo específico, problematizar as questões da originalidade, autenticidade e autoria no âmbito da arte.

A movimentação é composta e organizada por meio de livre associação, ou seja, sem tema pré-determinado. Assemblage também designa agenciamento (em inglês), conceito desenvolvido pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari. Agenciamento é um dispositivo que opera por princípios de combinação e heterogeneidade, em que qualquer um de seus pontos pode ser conectado a qualquer outro. Nesta cena-fluxo, o privilégio é buscar a diferença.

Assemblage, foto de Daniel Zimmermann - WEB800 7Sinopse

Cena de encontros. Com pessoas, mundos, espaços e tempos diversos. Passado, presente e futuro coexistem para retratar o tempo (e a vida) em sua multiplicidade. Assemblage oferece deslocamentos e conduz uma busca. Que memórias você coleciona? Que perguntas você carrega? Por quais experiências você é marcado? Quais pensamentos estão colados em você? De quantas e quais pessoas você é feito? O que você quer encontrar? O que você não quer esquecer?

Projeto Cena Aberta

A apresentação no Teatro da UFSC integra o Projeto Cena Aberta, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC, que há mais de três décadas continua abrindo as portas do Teatro da Universidade para as produções teatrais de Florianópolis e de Santa Catarina, incentivando a produção teatral catarinense e tornando-a acessível à comunidade.

O QUÊ: apresentação do espetáculo teatral Assemblage

QUANDO: Dias: 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de agosto de 2014, de sexta-feira a domingo, às 20 horas

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Ingressos: R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (meia)

CLASSIFICAÇÃO: Livre para todos os públicos – Duração: 60 minutos

CONTATO: Fernando Bresolin (48) 9118-8246

Ficha Técnica:

Direção: Jussara Xavier
Elenco: Alyssa Tessari, Chaiene Rosa, Dimitri Camorlinga, Fábio Yokomizo, Fernando Bresolin, Gabriela Medeiros, Julia Soares, Luana Leite, Lucas Tesser, Marlon Spilhere, Paulo Soares, Tatiani Borga.

Produção: Fábio Yokomizo

Assessoria de imprensa: Fernando Bresolin
Trilha: Fernando Bresolin, Dimitri Camorlinga
Iluminação: Ivo Godois
Figurinos: Adriana Barreto, Julia Ancona do Amaral
Arte gráfica: Camila Petersen
Apoio: Departamento de Artes Cênicas/Centro de Artes (CEART)/UDESC

Referências: Blush (2002)e In Spite of Wishing and Wanting (1999), Wim Vandekeybus e Ultima Vez <>  Café Müller (1978)e Kontkthof (1978), Pina Bausch e Tanztheater Wuppertal <> Jail BreakBones The Machine (2013) <> Paulo Leminski (1944-1989) <> Rosas danst Rosas (1982), Anne Teresa De Keersmaeker e Rosas <> Strange Fish (1992) e The Cost of Living (2004), Lloyd Newson e DV8 Physical Theatre <> The artist is present (2010), Marina Abramovic <> Watermotor (1978), Trisha Brown <> Wolf (2003), Alain Platel e Les Ballets C de la B.

Fonte [CW] DAC: SECULT: UFSC, com texto e fotos da produção do espetáculo. Visite www.dac.ufsc.br