Departamento Artístico Cultural abre inscrições para Oficina de Violão

07/04/2014 10:50

Estão abertas nesta segunda-feira, dia 7 de abril, as inscrições para a Oficina de Violão, popular e iniciante, no Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC. As inscrições deverão ser feitas de maneira presencial na Igrejinha da UFSC, das 14 às 17 horas.

A atividade, com técnicas e prática de conjunto associadas ao violão popular, é gratuita e aberta a interessados da UFSC e da comunidade em geral, com idade a partir dos 15 anos. As aulas acontecem na Igrejinha da UFSC, às terças-feiras, das 10h30min. às 12h, para iniciantes e para quem já tem algum conhecimento. É necessário possuir o próprio instrumento musical.

São oferecidas 20 vagas, e as aulas iniciam em 08 de abril e vão até 25 de novembro. A realização da oficina é uma parceria entre a UFSC e a Udesc, coordenada por Miriam Moritz e Gabriela Flor. As aulas serão ministradas por Rogério da Silva, Roveli e Rene Idelfonso, estagiários do Curso de Música da Udesc.

O QUÊ: Abertas inscrições para Oficina de Violão (Popular / Iniciante) no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC

QUANDO: Dia 07 de abril de 2014, segunda-feira, das 14 às 17 horas.

ONDE: Departamento Artístico Cultural (DAC), Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade, para interessados a partir dos 15 anos de idade, que devem possuir o próprio instrumento musical. Há 20 vagas.

VISITE: www.dac.ufsc.br

[CW] DAC: SECULT: UFSC, com informações dos coordenadores da oficina.

SOBRE A OFICINA DE VIOLÃO

1. EMENTA

Conhecimento do instrumento violão. Introdução à teoria musical aplicada ao violão. Técnicas e prática de conjunto associadas ao violão popular. Estudo de repertório popular.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Desenvolver técnicas, conhecimentos práticos e teóricos associados ao violão popular, utilizando-se de repertório variado.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar aos estudantes aspectos históricos e culturais relacionados ao violão;

Relacionar conceitos de notas, acordes, melodia, harmonia e ritmos com as práticas realizadas no instrumento;

Desenvolver, em nível iniciante, técnicas de digitação, acompanhamento rítmico e melódico;

Introduzir conhecimentos teóricos (cifras, acordes, escalas) visando a inserção do aluno à leitura musical;

Desenvolver a prática em conjunto utilizando-se de repertório variado.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I

Conhecimento do instrumento, sua estrutura e características.

Elementos históricos e culturais.

Digitação, dedilhado, acordes, elementos rítmicos.

Estudo de repertórios com progressões I – IV – V – I.

UNIDADE II

Introdução às principais linguagens de escrita musical (cifras, tablaturas e partituras para violão).

Desenvolvimento da leitura e desempenho musical.

Digitação, dedilhado, acordes, elementos rítmicos.

Estudo de repertórios progressivamente mais complexos.

UNIDADE III

Prática em conjunto objetivando a construção de repertório.

___________

Observação: Os conteúdos apresentados nas unidades serão abordados de forma integrada. A divisão em unidades serve apenas para visualização dos conteúdos, e não para que sejam entendidos de forma fragmentada.