Coral da UFSC 50 Anos realiza Encontro de Corais, dia 28/9

19/09/2013 23:47

Coral da UFSC, ensaio na Igrejinha.
(Clic na foto para ampliá-la)

Desde a sua fundação, em 09 de janeiro de 1963, o Coral da UFSC vem participando ativamente de diversos projetos artístico-culturais e de eventos promovidos pela comunidade universitária, apresentando um variado repertório musical de compositores brasileiros e internacionais. No próximo dia 28, o Coral da UFSC promove, como parte de sua programação de aniversário, um Encontro de Corais no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, a partir das 14h. O Encontro de Corais é promovido e realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do Coral da UFSC, Departamento Artístico Cultural – DAC e Secretaria de Cultura – SeCult.

Os corais que se apresentarão no encontro são corais universitários da categoria adulto, com vozes mistas ou iguais. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Ao todo oito grupos farão parte do encontro:  corais da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) de Criciúma, da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) de Florianópolis, da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) de Tubarão, da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) de Itajaí, do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Madrigal da UFSC e Coral da UFSC, de Florianópolis, e Madrigal da UFSC Curitibanos.

O encontro inicia às 14 horas e a partir daí os corais vão se apresentando a cerca de cada 30 minutos, cada um com quatro músicas dos seus repertórios, na maioria composto de Música Popular Brasileira, mas também com músicas do repertório internacional. O Madrigal da UFSC se apresenta por volta das 17 horas e o Coral da UFSC finaliza o encontro às 17h30 apresentando oito músicas do seu repertório, com obras compostas por autores de Florianópolis, como Denise Castro, Grupo Engenho, Luís Meira, música do folclore catarinense, dentre outras: Um reconhecimento do Coral aos compositores da música local. Para saber quais músicas serão apresentadas, veja o Programa do Encontro de Corais.

No ano de 2013, o Coral da UFSC completa 50 anos de serviço ao público, reunindo pessoas através da prática do canto. Para as comemorações deste grupo, que desde 1963 continua em constante atividade, a programação inclui a reunião com outros grupos de corais universitários para o grande Encontro de Corais neste mês de setembro e um concerto de aniversário no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, no dia 12 de novembro, às 19h30, fazendo parte do Projeto 7:30. O Coral da UFSC ainda participará de outros eventos.

Assista à entrevista produzida pela TV UFSC, gravada na Igrejinha da UFSC, sede do Coral: Universidade Já – Coral da UFSC 50 Anos

 

Os 50 anos do Coral da UFSC

Ao longo de sua história, já passaram pelo Coral da UFSC mais de 2.500 cantores, entre brasileiros e estrangeiros, alguns deles também integrantes de outros corais, que vêm buscar na Universidade a experiência de fazer coral. O Coral é formado por alunos, professores e técnicos-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.

O primeiro regente do coral, padre Agostinho Stähelin, atuou nos primeiros seis meses de vida do grupo. Desde 1963, por 33 anos, o coral teve como regente o maestro José Acácio Santana. Nesse período, gravou sete LPs, dois CDs e especiais para televisão. Realizou inúmeros oratórios, concertos na comunidade e assessorou e incentivou a criação de mais de 200 corais no Estado. Em 1994 teve a sua consagração internacional com a tournée européia, apresentando-se em cidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália, incluindo a cerimônia com o papa João Paulo II no Vaticano.

De 1997 a 2004 o coral esteve sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes, e a partir dessa data passou a contar com a regência de Miriam Moritz, que vem realizando projetos em parceria com outros departamentos, como O Corpo na Música, a Música no Corpo, que foi realizado com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, com professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.

Nesses 50 anos de atividades, o coral já se apresentou em cidades de todas as regiões do Estado de Santa Catarina e em encontros e festivais no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Desde maio de 2004, o Coral é coordenado pela regente Miriam Moritz, que tem realizado vários concertos em congressos, recital e encontros de corais na UFSC, e coordena novas atividades para a comunidade, como o Grupo de Canto para Iniciantes e os projetos de extensão cultural Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.

A regente Miriam Moritz

Miriam Moritz iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, com o piano e o canto coral. Formou-se em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC em 1987, aos 21 anos, onde estudou flauta transversa com Zacarias Valiati, Luis Pedro Krull e Ayres Pothoff, canto com a Professora Rute Gebler e canto coral. Começou a lecionar música no Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis, como auxiliar de regência aos 20 anos. Aos 23 mudou-se para Portugal onde trabalhou como flautista em diversos locais de Portugal e da Espanha. Após cinco anos viajando pela Europa, voltou a lecionar em Florianópolis. Inicialmente na Escola Dinâmica, onde dava aulas para quase 500 alunos. Na escola de Música Compasso Aberto, lecionou percepção e teoria, flauta transversa, flauta-doce, canto, musicalização infantil, violão, percussão e formou três grupos vocais com os seguintes nomes: Entrando no Compasso, de crianças, Língua Solta, de adolescentes, e Bocca Chiusa, de adultos, e ainda um grupo de adolescentes com vários instrumentos e vocal. Lecionou canto e técnica vocal e flauta transversa no Conservatório Musical de Florianópolis até 2007. Foi professora de canto popular e flauta transversa na Escola Superior de Música do Teatro Carlos Gomes em Blumenau. No ano de 2003, foi professora substituta do Curso de Licenciatura em Música da UDESC nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou na UNIPLAC, em Lages, as disciplinas de regência, canto coral e prática artística. Em 2003, finalizou seu curso de pós-graduação em musicoterapia pela UNISUL, e atualmente cursa mestrado na UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Também em parceria com a Hélio Amaral Escola de Música coordenou as oficinas de música da Casa de Cultura Estácio de Sá. É regente do Grupo Vocal Bocca Chiusa desde 1996.

Foi nomeada Regente do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina, após concurso público realizado em fevereiro e março de 2004, dando início às suas atividades em maio do mesmo ano. Desenvolveu os Projetos: “Reconstruindo a Escuta do usuário de Implante Coclear” com equipe multidisciplinar, “Canto para Comunidade” do Projeto Caeira 21. “Música para Pessoas com doença de Parkinson”, dirigido à comunidade e à Associação Parkinson de Santa Catarina. Desenvolve ainda os seguintes Projetos de Extensão na UFSC: “Orquestra de Câmara da UFSC”, “Madrigal da UFSC”, “Coral da UFSC e também desenvolve o projeto “Grupo de Canto para iniciantes”. Além disso, supervisiona estágios na área da música em parceria com a UDESC.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Encontro de Corais promovido pelo Coral da UFSC – 50 anos

QUANDO: 28 de setembro de 2013, sábado, a partir das 14h

ONDE: Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Campus Universitário, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Gratuito. Participação de corais universitários, com apresentações abertas ao público.

CONTATO: www.dac.ufsc.br/coral-da-ufsc ou ou pelo fone: (48) 3721-6493 e 3721-9348.

 

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT: UFSC, com material da coordenação do Coral e de arquivo, e colaboração de Clóvis Werner.