Projeto Cena Aberta apresenta “Paper Macbeth” no Teatro da UFSC

08/08/2013 16:33

O Teatro da UFSC recebe neste final de semana a peça baseada na obra de William Shakespeare, “Macbeth”. A apresentação ocorre nos dias 10 e 11 de agosto (sábado e domingo), às 20h, e com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O espetáculo faz parte da programação do Projeto Cena Aberta, do Departamento Artístico Cultural da UFSC.

A montagem faz parte do projeto de pesquisa da UFSC “Paper Macbeth”, que tem participação de alunos e ex-alunos do curso de Artes Cênicas e Letras da universidade. A peça foi produzida originalmente para a Cultura Inglesa, participando da 14ª edição do festival da instituição, em 2010.

Apoiada em relatos de guerras entre linhagens nobres do Reino Unido, “Macbeth” é uma das tragédias mais sangrentas de Shakespeare, tendo como pano de fundo a ambição. Transformar a obra em uma montagem para o Teatro de Formas Animadas (que engloba bonecos, máscaras e objetos) era um antigo projeto do bonequeiro Cesar Rossi e da pesquisadora de Shakespeare, Aline Maciel. Para realizar este desafio, a dupla buscou a diretora Sassá Moretti. Do texto foi compilado apenas o essencial, como é comum neste tipo de teatro, para estimular o imaginário do público com recursos visuais.

O projeto de pesquisa é da professora e pesquisadora da UFSC, Maria de Fátima de Souza Moretti. A peça realizou sua estreia em abril de 2010, na cidade de São Paulo, durante o 14º Festival Cultura Inglesa, participando no mesmo ano da “Bodas de Cena – UFSC 50 anos” e da Semana Ousada de Artes da UFSC/Udesc – Edição 2010.

Em 2012, o projeto foi contemplado com o “Prêmio Myriam Muniz” para circulação do espetáculo pelos estados de Santa Catarina e Paraná. Para 2013, além da circulação, tem apresentações marcadas na 3ª Maratona Cultural de Florianópolis, Calourada 2013 da UFSC, VIIº Congresso Internacional Roa Bastos e Projeto “Cena Aberta” – DAC/SECULT/UFSC.

Projeto Cena Aberta

Paper Macbeth – foto Larissa Nowak

Como nas três últimas décadas, o Teatro da UFSC, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult), continua abrindo suas portas para as produções teatrais de Florianópolis e de Santa Catarina. O Projeto Cena Abertavem reforçar o caráter de socialização do espaço do teatro com a classe artística da cidade, como vem promovendo nos últimos 34 anos, o intercâmbio artístico e cultural entre a universidade e a comunidade.

Com a seleção de dez grupos convidados, esse projeto visa estimular e incentivar a produção teatral e artística catarinense, como tornar a produção cultural local acessível à comunidade, com a cobrança de um valor de bilheteria simbólico, exceto na peça de estreia que será gratuita.

Os grupos são selecionados por uma equipe de profissionais de teatro do Departamento Artístico Cultural. Os critérios de seleção dos grupos contemplam a sua trajetória na área da produção teatral, o caráter investigativo da pesquisa cênica e o reconhecimento de seus espetáculos pela comunidade e público em geral. A escolha dos grupos visa mostrar as diferentes formas da linguagem espetacular, como o circo, o drama, a performance, a comédia, o teatro de animação e outras.

Sinopse

Folhas de jornal esvoaçam no vazio e, aos poucos, vão sendo amassadas, dobradas e moldadas por “forças invisíveis”, até tornarem-se bruxas. Assim começa esta montagem de Macbeth, provavelmente uma das peças shakespearianas mais adaptadas ao longo dos últimos 400 anos. Aqui, a tragédia do general escocês é recontada na linguagem do teatro de bonecos – no caso, bonecos de papel que ganham vida através de atores-manipuladores ocultos à visão da plateia.

Paper Macbeth – foto Larissa Nowak

Atores manipuladores: Aline Razzera Maciel, Igor Gomes Farias, Gustavo Bieberbach, Ricardo Goulart e Ronaldo Pinheiro Duarte

Adaptação: Aline Maciel e Sassá Moretti

Bonecos e objetos: César Rossi

Adereços: Margô Ferreira

Cenotécnica: Guilherme Rotulo e Marcos Araújo

Concepção e operação da Luz: Ivo Godois e Gabriel Guedert

Concepção do som: Jefferson Bittencourt

Operação de som: Andrea Padilha e Carol Boabaid

Operação de câmera: Leonardo Sagaz Santos

Direção: Sassá Moretti

Outras informações: www.dac.ufsc.br – (48) 3721-9348 e 3721-2498.

Fonte: DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC

Publicado em 08/08/2013 às 14:55, em www.ufsc.br