Inscrições para oficinas no DAC: violão iniciante e teoria musical

21/05/2013 12:25

[Atualizado em 22.05.13 às 15h31]

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC irá oferecer, a partir do dia 24 de maio, as oficinas “A(Cor)da as Cordas” e “Linguagem Teórica Musical”, na Igrejinha da UFSC. Os projetos têm o propósito de levar à comunidade uma vivêncial cultural e musical através da iniciação ao violão e linguagem teórica. As inscrições serão na quarta e quinta-feira (22 e 23), na Igrejinha da UFSC, das 10h às 12h no período da manhã e das 15h às 17h à tarde. São dez vagas para cada uma das quatro turmas ofertadas. Idade: a partir dos 16 anos. A atividade é gratuita.

As aulas iniciarão nesta sexta-feira, dia 24, e acontecem semanalmente em todas as sextas-feiras pela manhã, até 20 de dezembro, com intervalo nas duas últimas semanas de julho. Há turmas com início às 08h20 e às 09h20, para violão iniciante/popular, e às 10h20 e às 11h20, para teoria musical/iniciantes. As aulas terão duração de 1 (uma) hora cada, e os participantes devem trazer seu próprio instrumento (violão).

A prática coletiva do instrumento na forma de oficinas propicia uma aprendizagem colaborativa aos participantes, que irá introduzir aos alunos noções gerais sobre música, com abordagens práticas, teóricas, questões técnicas, além da construção de um repertório condizente com o nível de aprendizado, incentivando os processos lúdicos e criativos dos alunos inscritos.

O estudo da teoria musical fundamenta as escolhas musicais, com uma compreensão mais profunda da linguagem, conceitos fundamentais de rítmica, harmonia, melodia, aprofunda a audição crítica e abre caminhos para novas descobertas não só no mundo da música como também das artes.

O Projeto “A(Cor)das Cordas” propõe a prática coletiva do violão e visa estimular os benefícios citados, pois o ensino da música através do violão desperta e desenvolve o gosto musical. A prática com o instrumento favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação e sociabilização.

Já com a oficina “Linguagem Teórica Musical”, o aluno terá uma completa compreensão do universo sonoro, ouvir o mundo com outro ‘olhar’ que permita relacionar a diversidade sonoro-musical à realidade contemporânea, aprofundando em conceitos que são inerentes a diversas culturas, locais ou não, como ritmo, alturas, texturas entre outras.

As oficinas de iniciação ao violão estão divididas em dois conteúdos: musicalização e criação/práticaem conjunto. Nestaetapa privilegia-se a sensibilização do aluno para as realidades sonoro-musicais, apresentação dos conceitos fundamentais da música e do instrumento, através de uma metodologia que prevê atividades que estimulem a experimentação, a expressão individual e coletiva, além da apreciação crítica, visando ampliar o universo musical do aluno.

As oficinas de teoria musical são divididas e alternadas entre Rítmica, Melodias e harmonia, sendo abordadas concomitantemente, com várias atividades envolvendo a criação coletiva, a aplicação prática das teorias estudadas e a percepção musical.

Sobre o ministrante

Jeasir Rego é formado em Música – Bacharelado, pela Universidade Livre de Música de São Paulo, 1990 a1994, e cursa a sétima fase de Licenciatura em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. O ministrante tem mais de 20 anos de experiência como professor de música e instrumentista – flautas e saxofone. Tem dado aulas particulares e em diversos conservatórios e escolas livres de música: flauta doce e transversal, saxofone, violão, teoria musical, harmonia, contraponto e história da música. Incluindo aulas de musicalização infantil do Programa Música na Escola Pública SP. Atuou em diversos estúdios de gravação como flautista, saxofonista, arranjador e produtor. Participou como instrumentista do Quarteto Da Capo de Jazz e Bossa Nova – Big-Band da Universidade Livre de Música; da Banda Brasil-Jamaica, do Grupo de Música Latino Americana Tarancón e do Grupo de música Latino Americana Terra Mestiça.

As atividades das oficinas de violão e teoria musical, em estágio curricular, serão supervisionadas pela professora Gabriela Flor, do Departamento de Música da UDESC, e por Miriam Moritz, do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura da UFSC.

O QUÊ: Inscrição para oficinas de violão e teoria musical para iniciantes: “A(Cor)da as Cordas” e “Linguagem Teórica Musical”

QUANDO: inscrições nos dias 22 e 23 de maio de 2013, quarta e quinta-feira, das 10h às 12h e das 15h às 17h. Aulas semanais a partir do dia 24 de maio até 20 de dezembro, com intervalo em duas semanas de julho.

ONDE: Igrejinha da UFSC (DAC – Departamento Artístico Cultural), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.

QUANTO: Gratuito. Inscrição por ordem de chegada. Dez vagas por turma. Idade: a partir dos 16 anos.

CONTATO: DAC/UFSC (48) 3721-9348 e 3721-6493 – Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT:UFSC