Teatro da UFSC inicia semestre com Macbeth

25/03/2013 18:12

O Teatro da UFSC recebe na segunda semana de aulas a peça baseada na obra de William Shakespeare, “Macbeth”. A apresentação acontece no dia 25/3 (segunda-feira), às 20h e com entrada gratuita. O espetáculo faz parte da programação de recepção aos estudantes da UFSC.

A montagem faz parte do projeto de pesquisa da UFSC “Paper Macbeth”, que tem participação de alunos e ex-alunos do curso de Artes Cênicas e Letras da universidade. A peça foi produzida originalmente para a Cultura Inglesa, participando da 14ª edição do festival da instituição, em 2010.

Apoiada em relatos de guerras entre linhagens nobres do Reino Unido, “Macbeth” é uma das tragédias mais sangrentas de Shakespeare, tendo como pano de fundo a ambição. Transformar a obra em uma montagem para o Teatro de Formas Animadas (que engloba bonecos, máscaras e objetos) era um antigo projeto do bonequeiro Cesar Rossi e da pesquisadora de Shakespeare, Aline Maciel. Para realizar este desafio, a dupla buscou a diretora Sassá Moretti. Do texto foi compilado apenas o essencial, como é comum neste tipo de teatro, para estimular o imaginário do público com recursos visuais.

O Projeto

Projeto de pesquisa é da professora-pesquisadora da UFSC, Maria de Fátima de Souza Moretti. A peça realizou sua estreia em abril de 2010, na cidade de São Paulo, durante o 14º Festival Cultura Inglesa, participando no mesmo ano da “Bodas de Cena – UFSC 50 anos” e Semana Ousada de Artes da UFSC/UDESC – Edição 2010.

Em 2012, o projeto foi contemplado com o “Prêmio Myriam Muniz” para circulação do espetáculo pelos estados de Santa Catarina e Paraná. Para 2013, além da circulação, tem apresentações marcadas na 3ª Maratona Cultural de Florianópolis, Calourada 2013 da UFSC, VIIºCongresso Internacional Roa Bastos e Projeto “Cena Aberta” –  DAC/SECULT/UFSC.

Sinopse

Folhas de jornal esvoaçam no vazio e, aos poucos, vão sendo amassadas, dobradas e moldadas por “forças invisíveis”, até tornarem-se bruxas. Assim começa esta montagem de Macbeth, provavelmente uma das peças shakespearianas mais adaptadas ao longo dos últimos 400 anos. Aqui, a tragédia do general escocês é recontada na linguagem do teatro de bonecos – no caso, bonecos de papel que ganham vida através de atores-manipuladores ocultos à visão da plateia.

Ficha Técnica

Atores manipuladores: Aline Razzera Maciel, Igor Gomes Farias, Gustavo Bieberbach, Ricardo Goulart e Ronaldo Pinheiro Duarte

Adaptação: Aline Maciel e Sassá Moretti

Bonecos e objetos: César Rossi

Adereços: Margô Ferreira

Cenotécnica: Guilherme Rotulo e Marcos Araújo

Concepção e operação da Luz: Ivo Godois e Gabriel Guedert

Concepção do som: Jefferson Bittencourt

Operação de som: Andrea Padilha e Carol Boabaid

Operação de câmera: Leonardo Sagaz Santos

Direção: Sassá Moretti

O QUÊ: peça Macbeth

QUANDO: dia 25 de março de 2013, segunda-feira, às 20h

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: Gratuito. Ingressos na bilheteria, antes do espetáculo. Capacidade do teatro: 108 lugares.

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC:SECULT:UFSC