Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara abrem novas iscrições

19/03/2013 17:04

Coral da UFSC em ensaio na Igrejinha

Os grupos do Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC, que retomaram suas atividades este mês, voltam a realizar testes. No dia 19 (terça-feira) ocorre na Igrejinha da UFSC entrevistas para ingresso no Coral. Os candidatos devem possuir experiência em coro ou canto. O processo de seleção acontece das 16h às 18h30.

Os interessados nas vagas do Madrigal e da Orquestra de Câmara devem comparecer na Igrejinha da UFSC no dia 20 (quarta-feira), das 14h às 17h. Os candidatos devem levar duas músicas para serem executadas à capella no teste. Os requisitos para o ingresso são: experiência com técnica vocal para o Madrigal e nível médio de instrumento para a Orquestra.
Há possibilidade de bolsas de extensão para os alunos da graduação da UFSC que fizerem parte do Madrigal ou da Orquestra de Câmara.

Coral da UFSC
O Coral da UFSC tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural de nossa universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto.

Desde maio de 2004, o Coral é coordenado pela regente Miriam Moritz, que tem realizado vários concertos em congressos, recital e encontros de corais no Campus. Miriam também coordena novas atividades para a comunidade, como o Grupo de Canto para Iniciantes e os projetos de extensão cultural Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.

Ensaio do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC

Madrigal e Orquestra de Câmara
Criados em 2009, os projetos de Extensão Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local.

A criação do Madrigal e da Orquestra de Câmara veio enriquecer, ainda mais, as atividades musicais desenvolvidas pelo DAC. Com o apoio da administração central da UFSC, os estudantes podem dedicar-se à música, desenvolvendo ainda mais os seus potenciais. A realização cultural é uma ação social onde se exercita, se descobre e se mostra a identidade individual e coletiva. É uma transmissão de informações com variadas possibilidades.

50 anos de Coral
O Coral da UFSC completou 50 anos de existência dia 9 de janeiro 2013, somando milhares de atividades e apresentações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através do canto. Num processo de aprendizagem, o coral valoriza a cultura local através da execução de músicas de diversos compositores e estilos.

Durante todo este ano haverá diversas apresentações em espaços públicos, bem como atividades que buscam o aprimoramento e a sociabilização como: encontro de corais e recepção de outros grupos de canto. No repertório serão apresentadas músicas de compositores catarinenses ou radicados aqui, para valorização da cultura local. A produção de um documentário também está no projeto das comemorações. Será um ano dinâmico e variado e espera-se contar com a colaboração da comunidade para apoiar uma atividade que se manteve viva durante tanto tempo.

Saiba mais sobre os grupos musicais em www.dac.ufsc.br.

O QUÊ: teste dos grupos Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC
QUANDO: dia 19 para o Coral, das 16h às 18h30; e dia 20 de março para o Madrigal e a Orquestra de Câmara, das 14h às 17h.
ONDE: Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.
QUANTO: gratuito.
Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT: UFSC