“As filhas de King Kong” retorna ao Teatro da UFSC

21/02/2013 13:09

Alunos do curso de Artes Cênicas concluem o semestre com apresentação do espetáculo

Os alunos da disciplina de Montagem Teatral do Curso de Artes Cênicas da UFSC fazem as últimas apresentações da peça “As filhas de King Kong” no Teatro da UFSC. O espetáculo, que já passou pela casa durante o Festival de Teatro Isnard Azevedo, retorna agora nos dias 25, 26, 27 e 28, às 20h. O texto consiste em uma dramaturgia lírica e grotesca sobre o relacionamento com a velhice. A peça tem classificação livre, com entrada gratuita.

Traduzida e adaptada por Paulo Ricardo Berton, “As filhas de King Kong” é obra da dramaturga Theresia Walser e causou polêmica em sua estreia, na Alemanha, em1998. Aautora aborda tema como a eutanásia e o tratamento dos idosos. A proposta dos alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSC foi abraçar o desafio de levar ao palco este texto tragicômico para a apresentação de final de semestre.

A temática atinge complexo de culpa das sociedades ocidentais e orientais em relação ao desprezo pela velhice. “Segundo nossa interpretação e também conforme algumas referências propostas pela dramaturga, a peça encontra-se no ambiente do grotesco, do absurdo”, diz a aluna integrante Nathália Menotti Mazini. “O conjunto das referências e o próprio texto pode ser risível a primeira leitura, mas a atmosfera vai ficando cada vez mais tensa e o riso vai ficando frouxo até desaparecer.

A encenação As Filhas de King Kong mobiliza desde o início deste ano alunos da sétima fase da disciplina Projeto de Montagem, ministrada pelos professores Dirce Waltrick do Amarante e Paulo Ricardo Berton, responsável pela direção geral. A professora Priscila Genara Padilha cuidou da preparação de ator e Luiz Fernando Pereira da cenografia, figurino e maquiagem. Quatorze alunos integram o elenco que tem um núcleo permanente e outro que se alterna em duas equipes diferentes. Os estudantes também ocupam funções na montagem  e produção do espetáculo.

A peça tem apoio da UFSC, assim como do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e do Departamento de Artes e Libras (DALi).

Sinopse

Um ambiente sujo, fétido, marcado pelo descaso e assassinatos. Um mundo grotesco, onde pessoas que deveriam cuidar, mal tratam. Mulheres – pseudocuidadoras de velhinhos – que sonham com uma realidade diferente, fora do asilo, longe da decadência que esse ambiente decrépito lhes oferece. Velhos loucos, frágeis e sonhadores.

A peça da Dramaturga Theresia Walser, traduzida e adaptada por Paulo Berton, conta a história de três cuidadoras de idosos e revela a vida miserável e decadente de todos que no asilo se encontram. As três mulheres – Filhas de King Kong – não possuem qualquer expectativa para suas vidas e, como passatempo, costumam assassinar seus pacientes da forma mais glamorosa – e um tanto curiosa – possível. Carla, Berta e Meggie sonham com uma realidade diferente da que estão presas.

Os velhos, por sua vez, revelam-se – apesar da idade avançada e dificuldades impostas naturalmente pelo tempo e agravada pelos maus tratos impostos pelas Filhas de King Kong – mais vívidos e com mais expectativas de vida que suas próprias cuidadoras. Na ânsia por viver um pouco mais, planejam novos rumos e deliram em suas fantasias, muitas vezes absurdas, porém não menos vivas. Seis idosos à beira se seus oitenta anos, seis histórias, seis mentes podadas e caquéticas, pessoas coloridas por suas próprias criatividades. Velhinhos que esperam pelo filho que jamais voltará, que se apaixonam todo dia pela mesma esposa, por mais que esta esteja perdendo completamente a noção da realidade, que escrevem poemas de amor. Pessoas apaixonadas por suas próprias melodias, esperançosas por encontrar um homem que as ame verdadeiramente. Idosos que, ao final da vida, ainda conseguem inspiração em coisas simples e belas.

Na trama ainda encontramos com Rolfi, um aventureiro golpista e sedutor. Outro personagem decadente. O único representante viril da casa de repouso, capaz de despertar a atenção das três jovens cuidadoras.

Inúmeras atmosferas, muitas intenções. Assassinatos mal concebidos, violência, esperança. Golpes mal aplicados. Tudo isso abordado com muita ironia, criatividade e humor.

O QUÊ: peça “As filhas de King Kong”

QUANDO: 25, 26, 27 e 28 de fevereiro de 2013, às 20 horas

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade – Florianópolis

QUANTO: Gratuito. Chegar com uma hora de antecedência.

Contato: Priscila Padilha – professora responsável: 48 9656-0355

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT:UFSC