FITAFloripa recebe duas peças de grupos espanhóis neste domingo

24/06/2012 03:06

Tres Historias Tres

A 6ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis apresenta neste domingo, dia 24 de junho, as peças ‘’Rabisco – Um Cachorro Perfeito’’, ‘’Tres Historias Tres’’, ‘’O Cano’’, ‘’Las Tribulaciones de Virginia’’, e as de curtíssima duração “Espia só” e “Circo de toda gente”.  Os espetáculos  acontecem no Teatro Álvaro de Carvalho e na UFSC.  O FITAFloripa 2012 prossegue até 30 de junho, com apresentação de 24 grupos de teatro, 80 apresentações na Capital e em mais 11 cidades do Estado.

O festival é apresentado pelo Ministério da Cultura (Minc) e Eletrosul, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, e Caixa Econômica Federal, com patrocínio do Funcultural, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. O apoio cultural é da Udesc e do Hotel Majestic. A itinerância pelas cidades do interior do Estado conta com a parceria do SECS-SC e de instituições culturais ou governamentais locais. A realização é da Fazendo FITA Cia. Artística e do Governo Federal/Ministério da Cultura.

A coordenação geral  é da professora do Curso de Artes Cênicas (DALi/CCE) da UFSC, Sassá Moretti, e a coordenação executiva é de Zélia Sabino, cenógrafa do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura da UFSC.

Sinopse das peças de domingo:

‘’Rabisco – Um Cachorro Perfeito’’

Baseado no livro homônimo do escrito Michele Lacocca, o espetáculo conta a história de Rabisco, um cãozinho desenhado por um menino que, após ganhar vida e sair do papel, não é aceito por seu criador por não ser bonito como este gostaria. Abandonado, Rabisco foge e passa por inúmeras aventuras em um grande centro urbano até encontrar um morador de rua, que o acolhe. Rabisco, então, descobre um objetivo: encontrar um desenhista que possa dar ao menino o desenho de um cachorro bonito.

Direção e adaptação do texto: Sidnei Caria

Duração: 50 min.

Classificação: livre

Técnica teatral: Manipulação direta, sombras e atuação

“Três Historias Três”

(Cia. Ángeles de Trapo – Espanha)

Uma obra que apresenta três histórias divertidas e conta com a participação das crianças desde o primeiro momento.  A primeira trata do diabo e do padeiro e a eterna luta do bem contra o mal. A segunda, de um palhaço cansado de sua profissão. A terceira, como não poderia faltar, conta uma história de princesas.

Direção: Julio Cesar Gallo Alonso

Duração: 45 min.

Técnica teatral: Bonecos de luva

“O Cano”

(Circo Udi Grudi – Brasília/DF)

O espetáculo é inspirado no número tradicional circense “Excêntricos Musicais”. Brinca com a relação entre a música, feita de maneira não convencional com instrumentos musicais alternativos, e o clown, aquele ser cômico poético que diverte e surpreende.

São três palhaços que vivem situações absurdas e inusitadas. O espetáculo se desenvolve em uma metamorfose mágica, utilizando um repertório musical que vai do jazz a MPB, e técnicas circenses como malabares, fogo, acrobacias e palhaçadas.

Direção: Leo Skyes

Duração: 1h.

Classificação: livre

Técnica teatral: Manipulação de objetos

‘’Las Tribulaciones de Virginia’’

(Hnos. Oligor – Espanha)

“Las Tribulaciones de Virginia” é um espetáculo com manipulação e articulação de variados objetos: traquitanas movidas por roldanas e pedais, brinquedos mecânicos e máquinas inspiradas em experimentos de causa-efeito. O espetáculo busca recriar um ambiente soturno, com caixinhas de música e tango para contar a história de amor e desamor de Virginia e Valentin.

Texto e concepção: Hnos. Oligor

Duração: 90 min

Técnica teatral: Manipulação de objetos

Serviço:

O quê: Peça ‘’Rabisco – Um Cachorro Perfeito’’

Quando: Dia 24 de Junho, domingo, às 15h

Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no centro de Florianópolis.

Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para espetáculos do Centro de Cultura e Eventos, Igrejinha/Teatro da UFSC, TAC e Teatro da UBRO. Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão).

O quê: Peça ‘’Tres Historias Tres’’

Quando: Dia 24 de junho, domingo, às 15h

Onde: Centro de Cultura e Eventos UFSC

O quê: Peça ‘’O cano’’

Quando: Dia 24 de junho, domingo, às 20h00.

Onde: Centro de Cultura e Eventos UFSC.

O quê: Peça ‘’Las Tribulaciones de Virginia’’

Quando: Dia 24 de junho, domingo, às 20h

Onde: Igrejinha da UFSC, ao lado do Teatro. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

Curtas

No hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 18 às 20 horas, o público poderá conferir as apresentações de curta duração, com cerca de 10 minutos, em teatro de lambe-lambe, de “Espia Só!”, da Cia. Andante (Itajaí) e “Circo de Toda Gente”, de Ângela Escudeiro Bonecos e Mamulengos (Jaraguá do Sul).

Faça uma doação à Campanha do Agasalho 2012 e pague meia-entrada para qualquer espetáculo do 6° FITA.

Para a programação completa do festival e outras informações acesse o site www.fitafloripa.com.br . Mais informações e marcação de entrevistas, entrar em contato com as jornalistas Gisa Frantz (48) 9105-0191 e Manoela Pinheiro (48) 9989-5440, ou pelo e-mail:

Por Willian Rotta – Acadêmico de Jornalismo, Bolsista no DAC: SECULT: UFSC, com informações e fotos da Assessoria de Imprensa do FITAFloripa